O setor de alimentação fora do lar engloba toda atividade comercial de fornecimento de alimentos e bebidas, incluindo estabelecimentos e negócios de todos os portes, e é sem dúvida um dos pilares fundamentais para a economia de um município. Em Curitiba (PR), o segmento emprega cerca de 72 mil pessoas e foi um dos que mais sofreu com a crise ocasionada pela pandemia da COVID-19. Focada nas medidas de recuperação e retomada do desenvolvimento do setor, e tendo em vista as próximas eleições e uma possível mudança de gestão da capital paranaense, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR), em parceria com o Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (SINDIABRABAR) e com o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, meios de Hospedagem e Gastronomia, Turismo e Hospitalidade (SINDEHOTÉIS), vai receber candidatos a prefeito de Curitiba para debater as propostas para o setor.
Com eventos individuais entre os dias 20 e 27 de outubro, cada candidato, acompanhado de seu vice e de um candidato a vereador, terá a oportunidade de apresentar o plano de governo direcionado aos bares e restaurantes, além de responder perguntas de empreendedores, profissionais e investidores do segmento. Os participantes da sabatina foram escolhidos por meio de uma pesquisa interna realizada com associados das instituições realizadoras do evento. “Os empresários e colaboradores de empreendimentos e negócios ligados a gastronomia contam com uma gestão comprometida com o progresso e crescimento do setor. Demandamos de uma administração preocupada e alinhada com nossas causas para que possamos trabalhar juntos em prol do desenvolvimento do setor e consequentemente de toda a estrutura econômica da cidade”, comenta o presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart.
Durante a sabatina, cada candidato participante vai receber um documento redigido pela Abrasel a partir das pautas submetidas por proprietários, empreendedores e funcionários de negócios ligados a alimentação fora do lar com a expectativa da entidade para o setor nos próximos 4 anos. “Nosso maior objetivo é expor nossas demandas e firmar um elo de comprometimento com esses potenciais novos gestores para que o setor de bares e restaurantes em Curitiba passe da estagnação, motivada pela necessidade de distanciamento social nos últimos meses, para uma melhoria exemplar para todo o país”, detalha o presidente da Abrasel – PR.
O diálogo também contará com a presença de um candidato a vereador por partido e Todos os eventos poderão ser acompanhados pelo público via transmissões ao vivo pelo Facebook e Instagram da Abrasel Paraná, SindiHotéis e SindiAbrabar. Estão confirmados os candidatos João Arruda (MDB), Christiane Yared (PL), Carol Arns (Podemos), Fernando Francischini (PSL), João Guilherme (NOVO), Goura (PDT), Professor Mocellin (PV) e Marisa Lobo (Avante). O atual prefeito de Curitiba e candidato à reeleição Rafael Greca foi requisitado, mas recusou o convite.
Confira a agenda:
Dia 20 de outubro, das 08h às 09h15: João Arruda (MDB) e Professora Sheila Toledo (MDB)
Dia 20 de outubro, das 10h às 11h15: Crhistiane Yared (PL) e Jilcy Rink (PL)
Dia 21 de outubro, das 08h às 09h15: Carol Arns (Podemos) e Rolf Junior (Podemos)
Dia 21 de outubro, das 10h às 11h15: Fernando Fransischini (PSL) e Letícia Pan (PSL)
Dia 23 de outubro, das 09h às 09h15: João Guilherme (NOVO) e Geovana Conti (NOVO)
Dia 23 de outubro, das 10h às 11h15: Goura (PDT) e Ana Moro (PDT)
Dia 27 de outubro, das 08h às 09h15: Professor Mocellin (PV) e Soraia Dill Pozo (PV)
Dia 27 de outubro, das 10h às 11h15: Marisa Lobo (Avante) e Rômulo Quenehen (Avante)
A série de sabatinas será realizada no restaurante Devons (Rua Prof. Lysimaco Ferreira da Costa, 460), e contará com transmissão ao vivo nas redes sociais das entidades realizadoras (Abrasel – PR, SINDIABRABAR e SINDEHOTÉIS). Mais informações pelo telefone (41) 3029-4244