Aprender a ler permite um progresso constante no desempenho de cada criança. Por essa razão é essencial a existência dos mais variados tipos de livro e cada um deve estar de acordo com a sua idade sugerida. É recomendado que aos três anos de idade deve ocorrer o estímulo da leitura.
A leitura pode ser introduzida de modo natural no cotidiano de cada criança e, por sua vez, e não deve ser nenhum tipo de imposição. Ainda que nas salas de aula. Veja bem, o hábito de ler deve ter início como um incentivo dos pais ou dos responsáveis de cada criança, no momento em que há a criação de determinada rotina para a atividade.
Durante o desenvolvimento de cada criança no período da infância existem fatores que podem ser influenciados por meio da leitura como o seu amadurecimento, a afetividade e o intelecto além de adquirir mais conhecimentos sobre o universo da leitura.
O hábito de ler permite que o desempenho de cada criança na escola possa interpretar os textos das mais diversas disciplinas. Para que a leitura infantil se torne um hábito frequente é necessário que essa prática faça parte do cotidiano de cada criança tanto na escola por meio da educação infantil tanto como em sua casa através do incentivo de seus familiares.
Muitos estudantes escolhem fazer o seu TCC sobre literatura infantil e escrita e abordam a importância da literatura na educação infantil e também quais são as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nas séries iniciais. É muito comum que haja o interesse pela realização de um projeto de pesquisa sobre a importância da leitura.
A educação infantil e a leitura no Brasil
De modo geral, o primeiro contato de cada criança com a literatura ocorre através do intermédio da narração de um adulto; ainda assim, não são todas as vezes que as crianças, têm o contato físico com os livros, acima de tudo no momento em que ainda são muito pequenas.
Ter a compreensão da enorme importância de ler e da literatura na educação infantil é uma questão imprescindível não apenas para os professores e para as instituições de ensino, uma vez que os pais e os responsáveis de cada criança também precisam ter a consciência dos benefícios que a prática da leitura pode permitir.
Já para as crianças por meio do aprendizado da leitura é possível trazer as mais variadas possibilidades e, por essa razão, é necessário que tanto a escola bem como cada família, encoragem o hábito de ler desde os primeiros anos da escola.
Pois bem, a literatura possibilita o contato com a sociedade anterior além de também permitir a criação de relações com os indivíduos durante os dias de hoje. No momento em que as crianças possuem um local que pode ser dedicado à leitura, se torna mais fácil de ela desenvolver esse hábito. Em qualquer lugar é possível que esse lugar seja estabelecido e que a criança pode ficar confortavelmente. caso o horário da leitura seja durante a hora de dormir, é essencial deixar algum livro perto da cama, de modo que ela mesma possa se lembrar de incluir a prática da leitura durante a sua rotina da noite.
Alguns exemplos de monografia sobre literatura infantil podem auxiliar na realização de um artigo científico durante o ensino fundamental ou até mesmo a graduação do ensino superior.
O desenvolvimento na educação infantil
Pela infância se tratar de uma fase cheia de novas descobertas é necessário explorar cada sociedade em que cada criança está inserida e que faz parte. Veja bem, cada indivíduo é um contador de história durante o tempo em que cada um passa pelas fases da vida.
É por esse motivo, que é o papel das instituições de ensino realizarem as atividades que possam incentivar o hábito da leitura de um jeito mais dinâmico e que desperte o interesse das futuras gerações. Além do papel essencial da família uma vez que quando os adultos estão interessados por algum livro, de forma automática cada criança pode demonstrar curiosidade pela prática de ler.
Ao estimular a leitura, algumas dicas podem ser seguidas como o estabelecimento de uma rotina no dia a dia de cada criança e acima de tudo, é preciso ter cuidado para não realizar essa introdução de forma forçada para que não ocorra o desinteresse ou até mesmo o afastamento de livros. É fundamental que o momento de ler seja calmo e de afeto e não um momento que possa causar tristeza.
No Brasil, a maior parte das crianças não gosta da leitura e a realizam por mera obrigação. Pode ser notado que na educação infantil brasileira, o modo como o curso está embasado não está explorando de uma forma correta através da curadoria de livros que é feita no país.
A leitura e a escrita pode ajudar no desenvolvimento pessoal durante o processo de alfabetização possui fundamentação teórica e pode ser de grande utilidade no processo que cada criança tem de escolher quais são os livros que desejam ler e que estão de acordo com os seus principais interesses.