A manhã desta sexta-feira (13) marcou a prisão da ex-vereadora de Curitiba Katia Dittrich e de seu marido, Marcos Pinheiro Withers, em Joinville, no estado de Santa Catarina. A operação foi conduzida pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), após ambos serem condenados por envolvimento em um esquema de rachadinha — prática ilegal que consiste na apropriação de parte dos salários de servidores públicos.
A investigação revelou que o casal, durante o mandato parlamentar de Katia na Câmara Municipal de Curitiba, exigia parte dos vencimentos de funcionários de gabinete por meio de ameaças. As condutas foram classificadas como crimes contra a administração pública. A Justiça determinou a pena de cinco anos e seis meses de prisão em regime fechado para Katia Dittrich, e cinco anos de reclusão também em regime fechado para Marcos Withers.
A sentença transitou em julgado, ou seja, não cabem mais recursos, e os mandados de prisão haviam sido expedidos ainda em novembro de 2023. Desde então, ambos eram considerados foragidos pelas autoridades. A prisão só foi possível após trabalhos de inteligência da polícia, que localizaram o casal em Santa Catarina.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!