A renomada jornalista Ana Zimmermann, figura marcante da Rede Globo desde 1995, anunciou sua demissão da RPC, afiliada da emissora no Paraná, na última quinta-feira (5). Ao longo de quase 30 anos de carreira, Ana se destacou como uma das principais repórteres da emissora, contribuindo para programas de grande audiência como Jornal Nacional, Fantástico, Jornal Hoje, Bom Dia Brasil e Globo Repórter.
Por meio de uma publicação em suas redes sociais, Ana compartilhou o impacto de sua trajetória e fez um balanço emocionado de sua contribuição ao jornalismo. “Fiz várias matérias para o Fantástico. Fiz mais ainda para o Jornal Nacional. Incontáveis no Jornal Hoje e perdi a conta de quantas vezes entrei ao vivo com notícia quente no Bom Dia Brasil. E teve ainda um Globo Repórter sobre uma das belezas do meu estado, o Rio Iguaçu. Remei muito para isso”, escreveu a jornalista, relembrando os momentos marcantes de sua carreira.
Trajetória marcada por histórias e dedicação
Ana destacou a diversidade de pautas que cobriu, desde assuntos locais, como buracos em calçadas e pontes danificadas, até grandes reportagens nacionais. “Mesmo se fosse no jornal local, um buraco na calçada, um poste no meio da rua ou uma ponte que caiu, sabia contar bem essas histórias. Não me arrependo de nada”, afirmou. A jornalista também refletiu sobre a conexão que criou com o público ao longo dos anos, ao levar informações importantes e inspiradoras. “Vivi quase três décadas entrando na sala, no quarto das pessoas, na TV do restaurante ou na tela do celular, para que elas soubessem de algo realmente importante, de uma denúncia, um serviço, de uma lição de vida ou de uma inspiração para seguir em frente.”
Despedida e agradecimentos
Ao anunciar sua saída, Ana revelou que foi desligada pela emissora, mas optou por não entrar em detalhes sobre o motivo. “A contadora de história foi desligada. Não vale a pena contar o porquê (que nem sei ao certo) ou quem não me quis mais, porque aqui nessa minha história só vai ter personagens legais”, escreveu, destacando o apreço pelos colegas que marcaram sua jornada. Ela fez questão de agradecer a repórteres cinematográficos, editores, produtores e motoristas que estiveram ao seu lado ao longo dos anos. “Se fosse citar aqui nome a nome, a lista seria longa”, concluiu.