Suzy Oliveira, transexual conhecida nacionalmente após ser abraçada pelo médico Drauzio Varella em uma reportagem do programa “Fantástico” da Rede Globo, foi detida neste último domingo, 24 de dezembro, em São Paulo. A prisão, realizada pela Polícia Militar no bairro da República, no centro da cidade, ocorreu devido ao descumprimento das regras de saída temporária, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
Oliveira, que cumpria pena no Presídio de Guarulhos, foi encaminhada de volta à unidade prisional. A ação da polícia, apoiada pelo Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (Copom) e pelos Centros de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), faz parte de um esforço mais amplo para capturar criminosos que violam os termos de suas liberações temporárias.
A transexual ganhou notoriedade em março de 2020, durante uma reportagem especial do “Fantástico”, na qual Drauzio Varella abordava a vida das mulheres trans encarceradas. O momento de maior destaque foi quando Varella a abraçou, sensibilizado pela sua história de não receber visitas há oito anos. Entretanto, a figura de Suzy se tornou controversa quando internautas descobriram que ela havia sido condenada por estupro e assassinato de um menino de nove anos, levantando uma série de debates e críticas, inclusive direcionadas ao próprio Drauzio Varella.