Uma forte onda de calor está a caminho do Centro-Sul do Brasil, trazendo temperaturas excepcionalmente altas para a região a partir de quarta-feira, dia 13 de dezembro. Segundo especialistas da MetSul, uma empresa de meteorologia, esta onda de calor origina-se do norte da Argentina e do Paraguai e se estenderá pelos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As temperaturas esperadas estão significativamente acima dos padrões habituais para esta época do ano.
O estado do Paraná será um dos afetados por esta elevação de temperatura. Em Curitiba, a capital paranaense, os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) preveem um aumento progressivo da temperatura ao longo da semana. Na quarta-feira, os termômetros devem marcar uma máxima de 26ºC, elevando-se para 30ºC na sexta-feira, 15 de dezembro.
O ápice deste fenômeno climático será no sábado, 16 de dezembro. Em Curitiba, o dia deve começar já com temperaturas em torno de 20ºC, subindo para 31ºC à tarde. Essa onda de calor é um lembrete da variabilidade climática e da importância de estar preparado para condições extremas de tempo.