O zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros já assegurou à cidade 2.046 obras de pavimentação (executadas e em andamento) e mais de 1.000 km de asfalto novo. A maioria das intervenções, 91%, foi executada nos bairros mais distantes do Centro pelo programa Asfalto Novo de requalificação da malha viária.
São 1.722 ruas alcançadas, algumas com obras em mais de um trecho. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“A partir do programa Asfalto Novo a cidade ganhou um sistema viário mais eficiente e seguro para o dia a dia dos cidadãos. Há zelo e melhorias nas ruas de todos os bairros e seguimos trabalhando para ampliar as ações que estão entre as mais solicitadas pela população”, diz o prefeito Rafael Greca.
Unidades de saúde e escola
O critério de inclusão das ruas no programa considera e prioriza aquelas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, as escolhidas pela população pela Central 156 de atendimento ao cidadão e pelo programa de consultas públicas Fala Curitiba.
São exemplos de ruas já requalificadas a Bortolo Pelanda (Umbará), Ourizona (Sítio Cercado), Estrada Guilherme Weigert (Santa Cândida), Felisbino Passos (Tingui), Diogo Mugiatti (Boqueirão), Sinke Ferreira (Jardim das Américas), Ângelo Marqueto (Augusta), Estrada Delegado Bruno de Almeida (Tatuquara), Uriel Nogueira dos Santos (Campo de Santana), Coronel Amazonas Marcondes (Cabral), Lamenha Lins (Parolin), Isolde Torquato Tilio (Capão Raso) e Doutor Francisco Soares (Novo Mundo).
As obras do programa Asfalto Novo acontecem palalelamente às grandes intervenções viárias da Prefeitura, como o Lote 4.1 da Linha Verde Norte, ao longo de quase 3 km na região do Trevo do Atuba; as obras do Complexo Tarumã; e as de infraestrutura viária do Novo Inter 2, em ruas dos bairros Fanny e Capão da Imbuia.
Crescimento econômico
A manutenção das vias reduziu o tempo de deslocamento, facilitou o acesso a diferentes regiões e promoveu um ambiente propício para o crescimento econômico na cidade. Além de valorizar os bairros e facilitar o acesso aos comércios, as obras são geradoras de postos de trabalho.
“A execução eficiente e cuidadosa das manutenções do asfalto por toda a cidade estão trazendo melhoria na infraestrutura viária, mas sobretudo um impacto positivo no bem-estar e na mobilidade dos cidadãos”, diz Rodrigo Araujo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
De norte a sul
Nos 12 bairros que integram a administração regional Boa Vista, são mais de 350 obras já executadas ou em andamento, garantindo acessibilidade e qualidade de vida aos moradores. A partir das ações, foram garantidos mais de 151 km de obras – número equivalente à distância entre Curitiba e Castro, na região dos Campos Gerais.
Um exemplo é a Rua Carmelina Cavassin, no Barreirinha, cuja manutenção do asfalto aconteceu em 1.160 m no trecho compreendido entre a Avenida Anita Garibaldi e a Rua Rodolfo Nunes Pereira. Já no extremo sul da cidade, nos quatro bairros que foram a regional Tatuquara, foram 216 obras, superando 76 km de pavimento recuperado ou de ruas de saibro que foram cobertas por asfalto e receberam também sistemas de drenagem, com implantação de galerias pluviais, meio-fios e bocas de lobo.
Moradores felizes
Willian Silva, 38 anos, que mora na Rua Carmelina Cavassin desde que nasceu e onde também montou seu restaurante, afirma que a requalificação da via o beneficiou duplamente.
“A rua estava esburacada, sem sinalização, precisando bastante da revitalização. Com a obra ficou melhor e mais bonita, trouxe mais movimento para o comércio”, contou Silva.
Proprietária de uma lavanderia na via, Mery Ellen Kubis, 45 anos, declara satisfação com a nova pavimentação. Circulando no local percebeu o mesmo sentimento entre os vizinhos. “Eu percebi a mudança, a rua ficou ótima com o novo asfalto e agora acabaram as dificuldades de circulação que havia por conta dos buracos. Muito bom para nós moradores”, disse Mery Ellen.
Na outra ponta da cidade, no bairro Tatuquara, o asfalto novo na Rua Jorge Tortato foi elogiado pelo comerciante Edival Cardoso, que mora na região há 10 anos. A manutenção da rua aconteceu em 722 metros, no trecho entre a BR-116 e a Estrada Delegado Bruno de Almeida.
“Ficou muito melhor. A rua tinha vários buracos, passam muitos caminhões por aqui. Esta rua faz a ligação de Curitiba com Araucária”, disse Cardoso.