Em meio a pressão por produtividade e a correria do dia a dia em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, pessoas de todas as idades têm transformado em prioridade a busca por formas de relaxar e escapar do caos no tempo livre. Efeito de tempos desafiadores, como o período de restrição da pandemia e crises econômicas, o interesse por produtos e serviços voltados ao bem-estar tem mantido uma crescente significativa no últimos anos, elevando a felicidade a um patamar de tendência para o marketing, publicidade e varejo, dando espaço para ações focadas na positividade, alegria e leveza como recurso para fidelizar e atrair clientes.
O conceito de privilegiar a felicidade, ganhou uma nomenclatura: Joytopia. O termo foi citado pela primeira vez no Brasil em uma fala da especialista em tendências e comportamento do consumidor Andrea Bisker. Publicitária e mestre em Ciências do Consumidor, a profissional definiu o movimento como uma celebração à vida. A ideia também vem de encontro aos casos e preocupação com a saúde mental e seus problemas, que quase triplicaram entre os brasileiros nos últimos 4 anos, de acordo com um levantamento realizado pela Global Health Service Monitor em 2022.
O Shopping São José, localizado a região metropolitana de Curitiba (PR), é um exemplo de empresa que entendeu, absorveu essa demanda e tem colhido bons resultados com as investidas em ativações com viés de diversão para todas as idades. “Ações lúdicas e recreativas sempre foram encaradas como opções para o público infantil, mas isso está mudando. A Joytopia define bem essa abordagem de desenvolver e direcionar atrativos alegres e divertidos também para os adultos”, afirma Talita Dallmann, gerente de marketing do Shopping São José, uma das referências do segmento no Paraná.
O empreendimento aposta em diferentes métodos para proporcionar momentos agradáveis para os clientes, e segundo a gerente de marketing, não é preciso muito para criar um ambiente descontraído. “Nem sempre grandes investimentos serão necessários. Pequenas intervenções podem fazer toda a diferença. Uma cabine fotográfica ou a entrega de um brinde inesperado já são suficientes para gerar uma reação alegre no público”, comenta Talita.
Em 2023, o shopping promoveu um calendário intenso com foco nos jovens e adultos. Em fevereiro o Projeto Colorindo o SSJ trouxe cores para os corredores do empreendimento e gerou diversos cenários instagramaveis; em abril foi a vez do Domo Experience, com projeção em imersiva; em junho uma plataforma para vídeos 360°; e em ao longo dos meses túneis e painéis temáticos garantiram diversão e muitas fotos compartilhadas. No mês de setembro, o Shopping São José ofereceu a Bubble House, um iglu inflável e transparente, com mais de cem balões flutuantes. “Buscamos maneiras de incentivar cada um a soltar sua criança interior, aproveitar e relaxar, como uma forma de tornar a rotina mais leve”, acrescenta a gerente de marketing. Mais do que oferecer divertimento, a aposta em experiências prazerosas pode mudar a visão do cliente sobre a marca ou empresa e influenciar a decisão de compra. “As pessoas querem fugir do stress e estar em ambientes agradáveis e consequentemente vão optar por esses lugares quando precisarem escolher onde comprar”, finaliza Talita Dallmann.