No Japão, o prefeito Rafael Greca cumpriu agenda técnica, nesta terça-feira (3/10), na cidade de Kakogawa, onde foi recebido pelo prefeito Yasuhiro Okada. Com 260 mil habitantes, o município da província de Hyogo tem tratado de irmandade com Maringá, cidade do noroeste paranaense.
“O prefeito Okada administra uma cidade inteligente. Viemos aprender como trabalhar com os efeitos das enchentes, em mobilidade e trocar experiências em outras áreas com a aproximação cultural entre Curitiba e o Japão”, disse Greca.
Ele presenteou o prefeito japonês com uma miniatura de araucária feita de madeira, um lenço pintado com a gralha azul e as pinhas, símbolo de Curitiba e do Paraná.
Intercâmbio
Em Kakogawa, a comitiva curitibana conheceu projetos de monitoramento de enchentes, com câmeras inteligentes e sensores de baixo custo para controle do nível da água de chuva e vazão dos rios; iniciativas de segurança pública como a implantação de tags nas mochilas de crianças para a segurança no caminho entre a casa e a escola e o sistema de transporte da cidade.
À equipe técnica da prefeitura local, foi apresentado o projeto curitibano do Hipervisor Urbano, pelo analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Bruno Gonçalves de Lara.
Também acompanharam o prefeito Rafael Greca na reunião, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, e o assessor de articulações políticas do gabinete do prefeito, Lucas Navarro de Souza.
Agenda
Nesta quarta (4/10), Greca e a comitiva curitibana serão recebidos pelo prefeito de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, Hideyasu Kiyomoto.
Os compromissos incluem reuniões na prefeitura local para a troca de experiências entre Curitiba e Himeji, visita ao Castelo de Himeji (tesouro nacional do Japão e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993) e um evento de recepção oficial pelo governo municipal.