Moradores de Curitiba elegeram neste domingo (1/10) os 50 novos conselheiros tutelares do município que irão trabalhar para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes na gestão 2024-2027. A eleição foi realizada das 8h às 17h, em dez locais de votação, um em cada regional da cidade, e transcorreu sem ocorrências graves. O processo de escolha contou com 154 candidatos.
A presidente do Comtiba e da Comissão Eleitoral, Cristiane Faria Honório, considerou a eleição positiva. “Tivemos um processo de escolha que transcorreu dentro da normalidade, com situações pontuais que foram registradas em ata e que serão analisadas pelo Comtiba”, explicou.
O resultado da eleição é provisório, pois após a divulgação inicial, há um prazo de dois dias para recursos e outros cinco dias para análise dos pedidos. Somente depois desse processo será publicada a homologação final dos resultados no Diário Oficial do município pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba).
Eduardo Pimentel vota para escolher conselheiros tutelares de Curitiba e convoca população a participar da eleição
Conselheiros tutelares trabalham na defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes
A apuração dos votos foi realizada na sede da Fundação de Ação Social (FAS), onde servidores do município e conselheiros do Comtiba fizeram a conferência das atas e boletins de urnas das 298 seções. Os dados foram inseridos em um sistema criado pela Secretaria da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Curitiba.
A verificação dos votos teve início às 19h, depois que os envelopes lacrados de cada regional chegaram à FAS, e só terminou às 24h. Todos o trabalho foi acompanhado por representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Procuradoria do município.
Foram usadas na eleição 298 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Candidatos
Muitos candidatos e fiscais acompanharam a apuração, que foi divulgada simultaneamente em dois telões, instalados no prédio do Liceu de Ofícios.Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. É composto por cinco membros titulares e seus suplentes, que devem ter dedicação exclusiva. O salário do conselheiro tutelar é de R$ 5.961,02.
Para o funcionamento, os dez Conselhos Tutelares de Curitiba contam com o apoio administrativo a Prefeitura.
Conheça os novos conselheiros tutelares e seus suplentes aqui.
Regional Bairro Novo
Gilson
Marisa Montaldi
Eliane Santos
Marquinhos Cardoso
Jéssica Fonseca
Regional Boa Vista
Diana Gaveliki Gama
Isis
Loacir Santos
Leoni Juk Santos
Suelem
Regional Boqueirão
Amanda Canatto
Sueli Bonotto
Professora Simone
Bethe
Marili Nabosne
Regional Cajuru
Elaine Figueira
Professora Lory
Valeria
Valter Assis
Isis do Povo
Regional CIC
Terezinha
Edivaldo Ferreira
Mari Felipak
Koka
Angela Costa
Regional Matriz
Gislene Gouvea
Leani D Angelis
Professora Lekinha
Telma Mello
Solange Colnaghi Ribeiro
Regional Pinheirinho
Raul
Claudete
Mirian Peniche
Sandra Palma
Jucimara
Regional Portão
Susana Vianna
Luzia Nunes
Marilai
Pastora Joice
Pastor Xixo
Regional Santa Felicidade
Márcia Silveira
Priscila Guimarães
Sergio Libel
Inez Fantin
Eliane
Regional Tatuquara
Ivone Damazo
Ivaneide Borges
Karina Ribeiro
Elyzabet
Daiane Kehl