A Urbanização de Curitiba (Urbs) está intensificando seus esforços na reforma das estações-tubo da capital. Um projeto ambicioso prevê a revitalização de 120 estações até janeiro, com aporte de R$ 6,4 milhões. Para efetivar as melhorias, a cada semana um novo lote de estações entra em obras.
Passageiros devem estar cientes de que, ao longo desse período, algumas estações-tubo podem ter suas atividades suspensas, seja de maneira parcial ou integral. Na próxima semana, por exemplo, diversas estações terão início de obras, entre elas a Estação-tubo Terminal CIC sentido Araucária, Paiol sentido S.Cercado e Holanda sentido Terminal Cabral.
Para garantir que todos estejam bem informados, cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) estão sendo utilizados nas estações-tubo, anunciando as datas e locais das reformas.
Dentre as principais intervenções previstas no projeto, estão a reforma dos pisos e a adequação das portas para melhor atender pessoas com deficiência. Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, ressalta que a iniciativa tem como principal meta “dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”.
É notório o esforço contínuo da Urbs em melhorar a infraestrutura de transporte da cidade. Desde 2022, já são 205 pontos reformados, o que corresponde a 60% das 338 estações-tubo de Curitiba. Apenas no ano anterior, 85 estações-tubo foram revitalizadas, juntamente com a reforma do Terminal Cabral, investindo R$ 6,5 milhões.
Avanços contínuos no transporte
O plano de revitalização das estações-tubo é apenas uma das várias iniciativas voltadas para a melhoria do transporte coletivo em Curitiba nos últimos anos. Recentemente, foi inaugurado o Terminal Tatuquara e implantado o novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, estabelecendo uma conexão pioneira entre o Norte e Sul da cidade pela Linha Verde. Além disso, painéis fotovoltaicos foram instalados em terminais e há planos para a aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024. Outro destaque é a extensão do Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão até o Pinheirinho, que está em sua fase final de obras.