A beleza efêmera da florada dos ipês-brancos pode ser apreciada somente nesta semana em Curitiba. Da família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores.
A florada branca dura de dois a cinco dias, isso se não chover ou ventar muito, o que acaba derrubando as delicadas flores. Com as chuvas e ventos previstos entre esta quinta-feira (28/9) e domingo (1/10), a recomendação é para os moradores e turistas já garantirem belas fotos com as flores dos ipês-brancos.
Um dos exemplares mais bonitos está na entrada do estacionamento do Jardim Botânico, perto do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e da loja #CuritibaSuaLinda, na Rua Engenheiro Ostoja Roguski.
“A florada do ipê-branco acontece nesta época, no fim de setembro e começo de outubro, e é muito rápida. Dura no máximo cinco dias, depende muito das chuvas e do vento”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
Outros exemplares dos ipês-brancos podem ser vistos em frente ao Horto Municipal do Guabirotuba e na entrada da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), pela Rua Alberto Twardowski. Essa é mais uma das opções de passeio para aproveitar a primavera em Curitiba.