A Defesa Civil do Paraná acendeu o sinal de alerta para a população da região da Grande Curitiba nesta quarta-feira (27). A expectativa é de chuvas intensas e tempestades que podem afetar toda a região. Além do comunicado da Defesa Civil, foi emitido também um complemento pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que apontou um risco moderado de ocorrerem eventos geo-hidrológicos.
A instabilidade está associada a um sistema frontal que, atualmente, avança pela região Sul do Brasil. Tal fenômeno já demonstra seus impactos no Rio Grande do Sul, com a formação de um ciclone extratropical causando danos significativos.
Na capital gaúcha, Porto Alegre, a população viveu momentos de apreensão com o rápido aumento do nível do lago Guaíba. Na madrugada, houve um aumento de 13 centímetros, provocando alagamentos em diversas ruas e residências localizadas na zona sul. No centro histórico da cidade, o lago se aproximou perigosamente da cota de inundação, que é de três metros. Pela manhã, as medições indicavam um nível de 2,94 metros, o que mantém as autoridades em estado de vigilância.
A recomendação é que a população mantenha-se informada e adote medidas de precaução diante das adversidades climáticas previstas.