Capa – Empório Kaminski- Foto Gean Cavalheiro
De 8 a 20 de agosto ocorre o 1º Festival de Broas de Centeio de Curitiba e Linguiça Blumenau, um evento gastronômico que busca valorizar as tradicionais broas de centeio, com receitas centenárias trazidas ao Brasil pelos imigrantes alemães, poloneses e ucranianos.
Organizado em parceria da Curitiba Honesta com o SIPCEP (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná), o festival reunirá 20 padarias de Curitiba, com opções servidas ao preço único de R$19.
Entre os participantes, estabelecimentos tradicionais da cidade, como as padarias América, Kaminski e Piegel, responsáveis pela trajetória centenária das broas de centeio na cidade.
“As broas de centeio de Curitiba são um elemento cultural notório e permanente da identidade gastronômica da cidade”, ressalta Eduardo Engelhardt, vice-presidente do SIPCEP.
Patrimônio Histórico Cultural Imaterial de Curitiba desde 2002, as broas de centeio caminham para tornar-se Produto com Indicação Geográfica de Curitiba. O processo já está em andamento no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. “Este festival vai trazer ainda mais visibilidade para as broas de centeio, produto que já é muito tradicional, da mesma forma que fizemos com a carne de onça, que também foi redescoberta e considerada Patrimônio Histórico de Curitiba depois que iniciamos festivais tendo como tema esse prato ”, diz Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta.
Sabor e Criatividade
A ideia de juntar às broas a também tradicional Linguiça Blumenau abre espaço para a criatividade das padarias e receitas saborosas. O cardápio inclui pães recheados com linguiça Blumenau; bruschettas de broa cobertas com creme de ricota, geleia de cebola e pimenta, linguiça Blumenau e broto de alfafa; sanduiche na broa de centeio tostada com manteiga de ervas, linguiça Blumenau e tomate cereja, cream cheese, queijo minas, folhas de rúcula e crispy de provolone; tartine de broa de centeio, linguiça Blumenau na chapa, queijo tipo stracciatella e pesto de pistache; caldo Verde com linguiça Blumenau acompanhado de fatias de baguete de centeio; sanduíche de broa de centeio, linguiça Blumenau, queijo muçarela, chutney de maçã, alface, tomate e cheiro verde, e vários outros preparos.
História das broas de centeio
Os primeiros registros históricos das broas de centeio datam de 1867, conforme pesquisa feita pelos autores do livro “Origem, notoriedade e continuidade histórica das Broas de Centeio em Curitiba”, Claudine Botelho e Oscar Luzardo. Elas são citadas em um anúncio publicado no jornal “Dezenove de Dezembro”, no qual se observa a diferenciação destas com o pão alvo (branco) de trigo. As broas são populares nas mesas curitibanas que foram servidas a personagens relevantes da História, como o imperador Dom Pedro II e o Papa João Paulo II. Em seu livro, os autores demonstram como as broas de centeio vieram na bagagem cultural dos imigrantes da Europa central e foram reinventadas através de interação social desses grupos com os demais habitantes de Curitiba. Além dos aspectos sensoriais e nutricionais, elas serviram para a identificação cultural das pessoas que aqui chegaram, e ao mesmo tempo como elemento de partilha e integração.
O 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau tem patrocínio da Sun Mobi, empresa de energia solar por assinatura, e Olho Embutidos, um das mais tradicionais fabricantes de embutidos do Sul do país.
Confira a lista de participantes abaixo. Para ver todos os endereços e receitas, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.
- Aquarius – @aquariuscuritiba
- Barbarella Bakery – @barbarellabakerycwb
- Brioche – Agua Verde – @padariabrioche
- Brioche – Juvevê – @padariabrioche
- Carrossel – @panificadoracarrossel
- Doce Paladar- @docepaladarpaesedoces
- Empório Kaminski – @emporiokaminski
- Família Farinha – @familiafarinha
- Jocasta – @panificadorajocasta
- La Panoteca – @panifesto_pao_parananse
- Mihra – @panificadoramihra
- Mister Pão – @pani_misterpao
- Padaria América – @padariaamerica
- PaneBene – @panebenepadaria
- Pãozinho da Hora – Guilherme Pugsley – @padariapaozinhodahora
- Pãozinho da Hora – República Argentina – @padariapaozinhodahora
- Piegel Pães Cabral – @piegelpaes
- Requinte – Cabral – @padariarequinte
- Requinte – Champagnat – @padariarequinte
- Rico Pão- @ricopao_panificadora