“Curitiba é uma só e cada vez está melhor”, disse o prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (2/8), ao entregar as obras de reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, importante eixo viário entre os bairros Capão Raso, Novo Mundo, CIC, Fazendinha e Pinheirinho e corredor para o transporte público.
“A ideia da intervenção urbana é garantir calçadas acessíveis e a mobilidade dessa grande cidade que nossa amada Curitiba está se tornando”, disse o prefeito.
Greca vistoriou o fim da intervenção acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, dos administradores regionais Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Raphael Keiji (CIC), dos vereadores Tico Kuzma e Mauro Bobato e do engenheiro fiscal da obra, Kayo Carvalho.
A implantação de uma rotatória em formato alongado – onde todos os veículos param antes de acessá-la – e novas ilhas para a travessia de pedestres agora oferecem segurança tanto para quem circula de veículo ou caminhando na região.
A intervenção incluiu ainda a implantação de 353 metros de calçadas planas e acessíveis, seguindo o padrão do projeto Caminhar Melhor, 147 metros de ciclovia e 386 metros de novo pavimento. Também foi executado novo sistema de drenagem e serviços de paisagismo e a implantação de uma rotatória que modificou o traçado da via.
Moradores aprovam
Moradores e comerciantes da região aprovaram as mudanças que asseguraram agilidade no trânsito, com menos congestionamentos, e segurança para pedestres que passam pelo movimentado cruzamento.
Maria Eduarda Inácio e o irmão, Emanuel Inácio, proprietários da Loja Mané Ferro, de roupas e calçados, comemoram as melhorias que, segundo eles, valorizam o comércio e asseguram melhores condições de mobilidade na região.
“Valoriza a região, mas vai além, organizou o trânsito, ajudou aos motoristas, os ciclistas e também quem caminha pelas calçadas, especialmente os alunos do Colégio Sesi, que fica na quadra de cima e que circulam por aqui” contou Maria Eduarda.
Sistema viário
As obras, iniciadas em janeiro foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e integram um lote de intervenções similares para melhoria do sistema viário em toda a cidade.
“Mais uma grande intervenção de mobilidade urbana, com ênfase na segurança dos pedestres e na otimização das condições de tráfego da região, a partir da requalificação das vias, implantação de calçadas acessíveis, ciclovia e serviços de drenagem. São obras que integram o plano de mobilidade da cidade, que priorizam a segurança dos pedestres e motoriatas”, disse Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Asfalto novo
Rodrigues destacou ainda outras intervenções executadas no primeiro semestre do ano, pela Smop, para melhorar a infraestrutura dos bairros CIC e Capão Raso. “A partir do programa Asfalto Novo, de recuperação da malha viária da cidade, asseguramos quase 20 km de obras de manutenção em 53 vias dos dois bairros”, disse o secretário.
No Capão Raso o programa assegurou 6.973 metros de asfalto novo em 15 ruas. Em cinco delas os serviços de reciclagem seguem em andamento. Já No bairro Cidade Industrial são 38 ruas com obras já executadas neste ano ou em andamento, garantindo 12.983 metros de pavimento de qualidade.