Os admiradores do céu têm um bom motivo para sorrir este mês, principalmente os residentes de Curitiba, que podem esperar duas superluas incríveis que ornamentarão o céu em agosto. O fenômeno astronômico, embora não seja extremamente raro, é uma oportunidade imperdível, especialmente quando a observação é desafiada pela nebulosidade frequente na cidade.
A primeira das superluas, conhecida como Superlua do Esturjão, terá lugar hoje, terça-feira, 1º de agosto. Nomeado em homenagem ao peixe predominante em águas da América do Norte durante este período, o fenômeno marca o início de um mês de celebrações astronômicas.
A segunda superlua, no entanto, tem um caráter mais raro e é conhecida como Superlua Azul. Prevista para o dia 30 de agosto, é a segunda superlua em um mesmo mês. Um evento tão incomum que a próxima ocorrência está prevista apenas para 2032.
Em ambas as ocasiões, a Lua cheia parecerá significativamente maior e mais brilhante no céu noturno. Isso ocorre porque a lua estará em seu perigeu, ou seja, o ponto em sua órbita onde está mais próxima da Terra.
Este evento celestial proporciona uma chance incrível para astrônomos amadores e profissionais, bem como entusiastas do céu em geral, de observarem nosso satélite natural de maneira mais detalhada e magnífica. Portanto, se as condições meteorológicas permitirem, prepare o seu telescópio ou apenas sente-se confortavelmente e aprecie este espetáculo fascinante que o universo está prestes a proporcionar.