Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no começo de julho, pretende incentivar o desenvolvimento do comércio, de emprego e de renda em região do bairro Sítio Cercado. A proposta, de iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), é que o local seja reconhecido como o Polo das Noivas da capital paranaense.
A região, explica o autor, “tem como característica a concentração de lojas de locação de trajes para festas e eventos, além de serviços relacionados, como a locação de veículos de luxo, alfaiate, floriculturas e espaços de beleza”. O Polo das Noivas contemplaria cinco trechos: rua Izaac Ferreira da Cruz, entre as ruas Nova Esperança e David Tows; rua São José dos Pinhais, entre as ruas Izaac Ferreira da Cruz e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares; rua Ourizona, entre as ruas Tenente Júlio Jacoboski e São José dos Pinhais; rua Marte, entre as ruas José Manoel Voluz e a Quitandinha; rua Major Miguel Balbino Blasi, entre as ruas José Bassa e a Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães.
O projeto de lei elenca, dentre os objetivos do Polo das Noivas: promover o desenvolvimento sustentável da atividade econômica de festas e eventos; assegurar o controle urbano e o ordenamento do uso do solo, combatendo as poluições sonoras, visual e do ar; favorecer o trânsito de pedestres, de veículos e pontos de estacionamento para clientes; atrair empreendimentos comerciais, hoteleiros e gastronômicos; realizar campanhas publicitárias; incentivar a realização de eventos, festivais e outras ações; melhorar a iluminação e a segurança do entorno.
“O Polo das Noivas poderá fazer parte de publicações e campanhas publicitárias que busquem promover o turismo no Município de Curitiba”, complementa o texto da proposição. Para Vieira, “pensar no desenvolvimento descentralizado da cidade é essencial para uma Curitiba que atenda todas as pessoas. Além de fomentar o comércio da área de abrangência do polo, trata-se de uma valorização merecida da região sul da cidade”.