A distribuição de mudas de cerejeiras do Japão e outras árvores nas Ruas da Cidadania de Curitiba tem atraído muitas pessoas.
Nesta quinta-feira (20/7), a ação será feita nas regionais Cajuru e Boqueirão; na sexta (21/7), nas regionais Boa Vista e Matriz; e na segunda-feira (24/7) na Regional Portão.
Nesta quarta-feira (19/7), as mudas foram entregues nas regionais Pinheirinho e Tatuquara pela manhã e na Regional Bairro Novo à tarde.
A distribuição de mudas vai até o fim dos estoques e é uma ação do Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As entregas fazem parte do desafio 100 Mil Árvores da Prefeitura.
“Acho as flores lindas”
O mês de julho é quando começa a florada das cerejeiras do Japão e a cidade ganha um tom mais rosa que encanta os moradores. A dona de casa Rosemary Amaro dos Reis, 54 anos, é uma deles e não quis perder a oportunidade de garantir sua planta. “Vim especialmente pela cerejeira do Japão, acho as flores lindas. Minha ideia é plantar na minha chácara”, disse ela, na Rua da Cidadania do Pinheirinho.
Já o digital influencer Luciano Rizzi Vilela, 47 anos, foi buscar uma muda de cerejeira para presentear uma tia. “Ela sempre teve vontade de ter uma cerejeira e no quintal dela tem um ótimo espaço, ela vai gostar”, salientou Luciano que também aproveitou pra levar uma muda de pitangueira para casa.
Por um pedido da mãe, a técnica de enfermagem Bianca Borba, 20 anos, foi buscar uma cerejeira, mas levou também uma muda de ipê branco. “Quando vimos no instagram da Prefeitura que iria ter distribuição minha mãe pediu muito para eu vir. Vamos deixar nosso quintal mais florido agora”, afirmou Bianca.
Distribuição
Cada regional preparou sua programação para a entrega das mudas de árvores. Começou por Santa Felicidade, na terça-feira (18/7).
A distribuição deve terminar rapidamente em cada Rua da Cidadania, por isso a orientação é que os moradores cheguem logo no início das entregas em cada Regional.
Equilíbrio térmico
Novas árvores na cidade trazem benefícios para o meio ambiente, como equilíbrio térmico e o sequestrouas de gases do efeito estufa da atmosfera, explica o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.
“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, afirmou Roloff.
Como plantar?
Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.
O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.
Confira outras ações sustentáveis que você pode fazer pela cidade e pelo planeta no site da Família Folhas.
Desafio 100 Mil Árvores
O Desafio 100 Mil Árvores foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 385 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.
Onde buscar a sua muda
QUINTA-FEIRA (20/7)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 14h)
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 (a partir das 14h)
SEXTA-FEIRA (21/7)
REGIONAL BOA VISTA – Av. Paraná 3.600 (a partir das 10h)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa – Centro (a partir das 14h)
SEGUNDA-FEIRA (24/7)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h)
*A distribuição vai até o fim dos estoques