Polêmica envolve deputado Renato Freitas (PT-PR) durante revista no Aeroporto de Brasília
Nesta segunda-feira (17), o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) foi alvo de mais uma revista no Aeroporto de Brasília. O evento ganhou destaque quando o próprio parlamentar divulgou nas redes sociais um vídeo que mostra a cena da inspeção feita por um policial, enquanto uma outra agente busca obstruir a gravação.
A ação provocou indignação entre os internautas que acompanharam a postagem. Muitos acusaram os agentes de segurança de racismo e expressaram pesar pelo tratamento dispensado ao deputado. Uma usuária do Twitter declarou: “Eu NUNCA fui revistada em nenhum aeroporto na vida. E não me venham falar que é padrão, rotina, o que quer que seja. O (nojento) racismo nosso de cada dia escancarado”.
Por outro lado, outros usuários acreditam que o episódio não deve ser interpretado como um ato de preconceito racial. “Minha esposa, loira, branca, bem vestida, com filha de colo : foi selecionada para revista no Santos Dumont no RJ no sábado. Quanto mimimi”, comentou um usuário.
A situação tem despertado um amplo debate nas redes sociais, colocando em pauta a discussão sobre o possível viés racial em procedimentos de segurança aeroportuária. Ainda não houve posicionamento oficial do Aeroporto de Brasília ou das autoridades competentes sobre o caso.
Bom dia pra você que é sempre sorteado, mas nunca tem sorte 😅
Chegamos, Brasília! Marcha de 59 anos do Hip Hop! 💥 pic.twitter.com/zu6ztpzW7k
— Renato Freitas (@Renatoafjr) July 17, 2023