A capital paranaense, Curitiba, registrou hoje, sexta-feira (14), o dia mais frio do ano até o momento. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou uma temperatura mínima de 5,4°C, superando a marca anterior de 6,5°C, observada no dia 18 de junho.
Os curitibanos estão vivenciando um significativo declínio das temperaturas, uma consequência direta de uma nova frente fria que assola a região. As condições começaram a se intensificar desde a noite de quarta-feira (12), quando fortes rajadas de vento foram registradas na capital, um sintoma da passagem de um ciclone extratropical.
A previsão para o final de semana em Curitiba indica que as baixas temperaturas persistirão, com chances de novos recordes de frio para este ano. No sábado (15), as previsões apontam para uma mínima de 5°C, com a máxima podendo alcançar 16°C. Já para o domingo (16), os termômetros devem oscilar entre 6°C e 19°C.
Os moradores são aconselhados a se agasalharem bem e a tomarem as devidas precauções para se manterem aquecidos durante este período de frio intenso. Esta nova onda de frio serve como um lembrete para que todos estejam cientes dos riscos à saúde associados às baixas temperaturas, principalmente para grupos vulneráveis, como idosos e crianças.