O deputado federal Beto Richa (PSDB), ex-governador do Paraná, declarou nesta quarta-feira (12) que irá doar sua aposentadoria de R$ 34 mil, conquistada como ex-governador, a entidades assistenciais. No entanto, ele garante que a doação será realizada apenas enquanto ocupar cargos eletivos.
Richa admitiu que os três primeiros pagamentos do benefício foram utilizados para o pagamento de honorários advocatícios. A polêmica envolvendo o direito à aposentadoria de ex-governadores do Paraná teve início em 2019, quando o então governador Ratinho Júnior levou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a questão para extinguir tais benefícios.
No entanto, um grupo de ex-governadores contestou a decisão e conseguiu reverter a situação em maio deste ano. Além de Beto Richa, também estão recebendo a quantia de R$ 34 mil os ex-governadores Orlando Pessuti, Paulo Pimentel, João Elísio de Ferraz Campos e Mário Pereira.
Por sua vez, o governo do Paraná manifestou que está questionando a decisão que restabeleceu o pagamento aos ex-governadores junto ao STF. Continua-se, assim, a disputa em torno dos benefícios aos antigos chefes do executivo paranaense.