O FC Barcelona confirmou oficialmente nesta quarta-feira (12) a contratação do jovem atacante brasileiro Vitor Roque, proveniente do Athletico-PR. A revelação do futebol brasileiro foi apresentada ao público do clube catalão através de um vídeo nas redes sociais, deixando os fãs em êxtase.
A aquisição, que custou ao clube 74 milhões de euros (aproximadamente R$ 395 milhões), estabeleceu um contrato com Roque até a temporada de 2030/31. Embora a permanência no Furacão tenha sido uma opção devido às restrições de Fair Play Financeiro do Barcelona, Roque permanecerá no Brasil por mais um ano antes de fazer a transição para o futebol europeu na temporada de 2024/25.
Durante o anúncio, o Barcelona apelidou carinhosamente Roque de “tigrinho”, uma alusão ao espírito combativo do jovem jogador. O vídeo apresentou o animal como um dos mais ferozes antes de revelar Roque, que, aos 18 anos, declarou com entusiasmo: “O Tigrinho é do Barça”.
O negócio entre Barcelona e Athletico-PR foi finalizado no sábado anterior (8), culminando na transição do promissor atacante para o palco maior do futebol europeu. Como um dos clubes formadores de Roque, o Cruzeiro terá direito a 1,076% da transação, graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Ademais, o América, que detinha 15% dos direitos econômicos do atleta, também se beneficiará do acordo.
Vitor Roque fez sua estreia profissional pelo Cruzeiro em outubro de 2022 antes de ser contratado pelo Athletico-PR em abril de 2023. Agora, o jovem talento embarca em uma nova fase de sua carreira, ostentando as cores azul e grená do Barcelona.