A Marinha do Brasil emitiu um aviso alertando para a passagem de um ciclone extratropical que promete afetar o litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de Chuí (RS) a Laguna (SC). O fenômeno deve ocorrer entre a manhã do dia 12 e a noite do dia 13 de julho e trará ventos com direção variando de Sudeste a Nordeste, com intensidade podendo chegar até 100 km/h (55 nós). Em um segundo momento, a direção dos ventos deve mudar de Noroeste para Sudoeste, alcançando velocidades de até 115 km/h (63 nós).
Esse ciclone extratropical também pode provocar ressaca na mesma região, entre as noites dos dias 12 e 14 de julho, com ondas oriundas do Sudeste a Leste e altura que podem atingir até 4,5 metros.
O sistema formado pelo ciclone extratropical deve se estender até a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), abrangendo o litoral paranaense. Nessa região, os ventos de direção Noroeste a Sudoeste poderão atingir até 100 km/h (55 nós), entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 14 de julho.
A Marinha do Brasil reforça a necessidade de acompanhar os avisos de mau tempo emitidos regularmente em seu site oficial, em https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo. O órgão mantém a população atualizada com informações constantes e precisas a fim de garantir a segurança de todos.