A Prefeitura de Curitiba está substituindo as grelhas de metal vandalizadas ou furtadas das calçadas da República Argentina por modelos de concreto polímero. A implantação dos novos materiais está sendo feita no entorno das estações Silva Jardim e Carlos Dietzsch, por equipes do Distrito de Manutenção Urbana do Portão, sob a supervisão da Secretaria do Governo Municipal e segue projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Os serviços têm previsão de conclusão em 60 dias.
“A substituição desses materiais foi estudada pelo Ippuc. As estruturas de concreto polimérico monolíticos integram as grelhas e o corpo das canaletas em um só conjunto, o que elimina a possibilidade de furto. O prazo para execução dos serviços foi dimensionado pelas equipes de manutenção da SGM de forma que as interrupções no tráfego sejam as menores possíveis, trazendo o mínimo de transtornos para os usuários da via”, explica o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
As grelhas recobrem as canaletas de drenagem implantadas na divisão entre a pista de veículos e o passeio de pedestres, como parte do projeto de vias compartilhadas na República Argentina.
Além de coibir o vandalismo com ações da Guarda Municipal, a Prefeitura de Curitiba tem adotado materiais alternativos em obras públicas. De acordo com técnicos do Ippuc, o que rege prioritariamente as escolhas de materiais, como o concreto polímero aplicado na República Argentina e que já estava sendo utilizado na Rodoferroviária, é a compatibilidade com o projeto, além da durabilidade às forças do ambiente externo, como clima, peso de veículos, entre outros fatores.
Denúncias
Casos de vandalismo e furto de materiais e equipamentos que compõem o patrimônio público devem ser denunciados por meio do telefone 153 da Guarda Municipal ou à Central 156 de Atendimento ao Cidadão.
Em 2021 e 2022 foram furtados 1.958 ralos de ferro fundido e 39 tampões de bueiros em ferro fundido.
Em casos em que foram verificadas ações de vandalismo e furtos de grelhas metálicas, houve a substituição por peças em concreto, onde a característica da via e do tráfego permitem.
Para coibir furtos e vandalismo, a Prefeitura de Curitiba faz ações de monitoramento e blitze frequentes em possíveis canais de receptação. A Guarda Municipal de Curitiba mantém ainda a Operação Retináculo, que tem por objetivo coibir a receptação de materiais furtados que são patrimônio da Prefeitura, entre eles, as grelhas. Ação consiste na fiscalização de estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis (sucata e ferro-velho). Em 2022, dez operações foram feitas em toda a cidade, que resultaram na prisão de quatro homens e uma mulher.