O atleta curitibano incentivado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, Ronan Cordeiro, mais uma vez fez bonito e garantiu o 1° lugar na categoria PTS5 na World Cup de Paratriathlon em La Coruña, na Espanha.
Com o tempo de 1h00min48s, Ronan foi o mais rápido no nado e na corrida, alcançando as marcas de 10min42s e 16min53s, respectivamente. O curitibano chegou quase um minuto a frente do segundo colocado, o espanhol Ruiz Lopez, que completou a prova em 1h01min37s. O terceiro colocado foi o turco Ugurcan Ozer, com o tempo de 1h02min48seg.
Com o resultado, Ronan Cordeiro segue firme buscando a vaga para as Paralimpíadas de Paris 2024.
“É com muita alegria que recebemos essa notícia vinda da Europa. Parabéns ao Ronan, que fez bonito e representou muito bem o paradesporto curitibano com esta medalha de ouro. Viva o Ronan”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.
Piá do Sítio Cercado
De uma família humilde, residente no Sítio Cercado, Ronan Cordeiro hoje com 25 anos nasceu com uma má formação congênita no membro superior esquerdo e, aos 7 anos, teve o primeiro contato com o esporte nas aulas de modalidades coletivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no ginásio do Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo. Depois, com a abertura do Clube da Gente, começou a participar também das aulas de natação.
Ronan cursou a faculdade de Educação Física, onde teve o interesse pelo paratriathlon após perceber a sua característica genética e fisiológica favorável para o esporte de endurance.
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos diretamente em projetos esportivos desenvolvidos em Curitiba.