Liberação da plataforma Buser gerou aumento na concorrência e queda no valor das viagens pela rodoviária em até 70%
Uma semana após a startup Buser retomar as viagens interestaduais no modelo de fretamento colaborativo no Paraná, notou-se que as viações tradicionais que operam nas rodoviárias derrubaram o preço das passagens na rota entre Curitiba e São Paulo em até 70%.
Em 22 de junho, a Buser voltou a operar nesse trecho oferecendo viagens a partir de R$ 29,90, em ônibus de categoria semi-leito. Como efeito da concorrência, empresas como a Cometa e a Andorinha, que atuam na região, passaram a oferecer passagens entre as capitais paranaense e paulista por R$ 59,99, muito abaixo da média do início de junho, quando os valores eram de R$ 113,00 (semi-leito) e R$ 107,00 (executivo), respectivamente. Ou seja, foram quedas de até 46%.
Já a Eucatur reduziu o valor da passagem em categoria semi-leito para R$ 18,13, o que representa 70% a menos do preço mínimo no começo de junho, que custava mais de R$ 61,00. E na poltrona leito, a empresa baixou de R$ 166,07 (menor preço) para R$ 67,74, o valor mais baixo nessa categoria, cerca de 60% a menos.
Em média, os preços das passagens na rota entre São Paulo e Curitiba, considerando as viações Eucatur, Itapemirim e Expresso Adamantina, já caíram mais de R$ 20,00 desde maio. Se naquele mês a média geral era R$ 114,00, em junho o valor médio caiu para R$ 92,68 (levando em conta as viagens disponíveis até o fim do mês).
Maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do Brasil, a Buser retomou as operações no Paraná após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia 09 de junho, suspendendo um acórdão que proibia a startup de oferecer viagens interestaduais no modelo de fretamento colaborativo em território paranaense. Só nesse serviço, a Buser espera chegar a 4 mil passageiros transportados em julho. Até dezembro, a expectativa é passar de 30 mil viajantes, no acumulado do ano. A plataforma também tem planos de expansão, podendo atender cidades como Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel, por exemplo.
Efeito Buser
Essa não é a primeira vez que se observa uma redução de preço no transporte rodoviário de passageiros devido à chegada de novos concorrentes. Uma pesquisa do metabuscador CheckMyBus, plataforma internacional de pesquisa de passagens de ônibus presente em mais de 80 países, concluiu que o preço teve uma redução que varia de 38% (entre Brasília e São Paulo) até 61% na linha que liga Belo Horizonte à capital paulista, entre 2019 e 2021. Outra pesquisa deste mesmo site mostrou que, quanto maior a concorrência, mais os preços caíram na comparação com o período pré-pandemia – mesmo com a alta dos combustíveis em 2022.