Na próxima sexta-feira, 16 de junho, um evento especial marcará a história de Tibagi, no Paraná. A Prefeitura, através da Secretaria da Criança e Assistência Social, vai realizar uma grande celebração para homenagear Amantina dos Santos Duvirgem, carinhosamente conhecida como Dona Júlia, que completa incríveis 123 anos neste mês.
Nascida em 22 de junho de 1900, segundo documentos validados pela Justiça, Dona Júlia é um marco na comunidade local, sendo a beneficiária mais idosa do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A festa será realizada a partir das 14h, no salão da Capela de São Sebastião, no distrito de Caetano Mendes.
Dona Júlia atualmente reside na comunidade de Serra Gaias e é acompanhada de perto pela equipe da Assistência Social. Em 2000, quando já tinha um século de vida, foi adotada por Maria Ednir de Almeida. Para que Dona Júlia recebesse o BPC, foi necessário legalizar a situação documental dela, a partir do testemunho de quatro pessoas que a conheciam há mais de duas décadas. Graças a esse processo, a Justiça concedeu um nome legal e confirmou a data de nascimento de Dona Júlia.
Apesar da impressionante idade, Dona Júlia não figura nas listas de pessoas mais velhas do mundo. Segundo o Guinness World Records, o título atual é da norte-americana María Branyas Morera, que completou 116 anos em 2023. Mesmo assim, a idade avançada de Dona Júlia representa um marco importante para a comunidade de Tibagi e merece ser celebrada.
A expectativa é que a festa desta sexta-feira traga alegria e celebração à vida de Dona Júlia, uma personagem tão única na história de Tibagi.