Pelo terceiro ano consecutivo, Curitiba é a segunda melhor cidade do Brasil para startups. O resultado está no relatório Startup Ecosystem Index Report 2023, divulgado nesta terça-feira (30/5) em evento online global a partir de Israel.
O relatório mundial, feito pelo instituto israelense StartupBlink, analisa o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios.
“Nosso ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, cresceu exponencialmente com nossos parceiros graças à ousadia, criatividade e ao espírito empreendedor de nossas startups. Tudo isso está bem refletido no Global Startup Ecosystem Index, indicando que estamos no caminho certo para usar tecnologia e inovação para melhorar a vida dos curitibanos e oferecer-lhes uma verdadeira cidade inteligente” afirmou Greca em declaração publicada no relatório da StartupBlink.
Em primeiro lugar no país ficou São Paulo. Depois de Curitiba, vêm Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre entre as cidades brasileiras.
Presença global
Globalmente, Curitiba, cidade do ecosssitema de inovação Vale do Pinhão, subiu uma posição no Startup Ecosystem Index Report 2023 em relação ao ano passado: está no 140° lugar.
O primeiro lugar global é da cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no Vale do Silício, seguido de Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra). Na América do Sul, Curitiba ficou com a 5ª posição, atrás de São Paulo, Bogotá, Santiago e Buenos Aires;.
Berço de unicórnios
Curitiba é mencionada no relatório global como berço de unicórnios no Sul do Brasil, as startups avaliadas em 1 bilhão de dólares.
Os três unicórnios brasileiros fora de São Paulo estão na capital paranaense: Ebanx, líder em serviços de processamento de pagamentos de compras; MadeiraMadeira, a maior plataforma de produtos para casa da América Latina; e Olist, que oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines on-line. Juntas, somam 2,7 mil empregos gerados.
Além disso, a Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento foi citada como reconhecida uma das iniciativas governamentais envolvidas na promoção de ecossistemas inovadores no Brasil.
Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca em 2017, Curitiba conquistou vários reconhecimentos nacionais e internacionais como ecossistema amigável para empreendedores e startups, bem como de cidade inteligente.
Também fomentam o ambiente de startups de Curitiba várias iniciativas da Prefeitura e do Vale do Pinhão, como a abertura dos Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país, e a retomada de programas municipais como o Tecnoparque e o Bom Negócio, de capacitação de empreendedores para atividades de alto impacto.
Com o Programa Curitiba, Cidade das Startups, a Agência Curitiba oferta apoio, orientação e auxílio às startups sediadas na capital paranaense.
O relatório
StartupBlink é um centro de pesquisa referência internacional que faz o mapeamento em mil cidades em cem países, avaliando os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo em quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação é parceira institucional da StartupBlink e colabora com o levantamento.
O Startup Ecosystem Index Report faz o ranking dos melhores ecossistemas a partir de algoritmos que analisam milhares de dados em startups, aceleradoras e espaços de coworking. Também aproveita os dados coletados de mais de 50 mil membros em toda a comunidade Global StartupBlink.