Juliana de Almeida Cezar Machado foi filmada insultando e agredindo funcionários do restaurante Casa do Saulo, situado no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro, na manhã de sábado (29). A chef do estabelecimento e um auxiliar de cozinha foram alvos de ofensas homofóbicas e agressões físicas. As informações são do ‘RJTV’, da ‘TV Globo’.
No vídeo que circula nas redes sociais, Juliana afirma ser desembargadora, apesar de na verdade ser psicóloga, numa clara tentativa de intimidar os funcionários. A agressora gritava: “Eu vou denunciar essa p… Eu sou desembargadora, sua p… e vou trazer a polícia aqui pra fechar essa m… Eu sou desembargadora. Você está f… Seu v… Você é sapatão. Sua sapatão de m…”, tentando intimidar a chef Isabela Duarte.
Segundo a chef, desde o momento em que Juliana chegou ao restaurante, já estava discutindo com os pais. Quando a situação se intensificou, os funcionários tentaram retirá-la do local. “Nesse momento a gente direcionou ela para fora, tentei acalmá-la. Foi no momento que ela se sentiu contrariada e acabou também me agredindo verbalmente, falando coisas de cunho preconceituoso e, nesse momento, os outros clientes passaram, e ela acabou querendo derramar vinho nessa cliente”, contou Isabela, que foi ferida no braço ao tentar proteger outros clientes.
Um auxiliar de cozinha também sofreu agressões, sendo atingido com um tapa no rosto. A ocorrência foi registrada pela polícia como lesão corporal. Entretanto, os advogados do restaurante estão se mobilizando para solicitar uma revisão do registro da ocorrência, com a inclusão do crime de homofobia.
Este caso levanta novamente a discussão sobre a necessidade de combate ao preconceito e a intolerância em espaços públicos, e reforça a necessidade de aplicação da lei que criminaliza a homofobia no Brasil.