Curitiba tem vivido um autêntico boom de portinhas de café nos últimos tempos. Em cada esquina, quase que literalmente, é possível encontrar uma dessas charmosas cafeterias, onde os amantes do café podem degustar uma infinidade de blends e sabores.
No entanto, a questão que vem sendo levantada por muitos é: esse fenômeno terá o mesmo destino que as palheterias e yogurterias, que apareceram rapidamente, reinaram por algum tempo, mas depois desapareceram quase que por completo?
A população de Curitiba tem visto essas novas portinhas de café, muitas delas pertencentes à mesma franquia, surgirem em grande quantidade. Em alguns casos, elas estão tão próximas umas das outras que se tornam concorrentes em uma distância de menos de uma quadra.
Este fenômeno pode ser visto como um reflexo do amor do brasileiro pelo café e da crescente tendência do “café gourmet”. Porém, é também um exemplo do ciclo da moda nos negócios, em que as novas tendências aparecem rapidamente, conquistam popularidade, mas depois enfrentam um declínio, muitas vezes, igualmente rápido.
Um exemplo perfeito dessa tendência são as palheterias e yogurterias. Há alguns anos, essas lojas eram a nova moda em Curitiba. Você podia encontrar uma em quase todas as áreas comerciais. No entanto, hoje, muitas delas fecharam suas portas.
Então, o que o futuro reserva para as portinhas de café de Curitiba? A resposta é complexa e depende de uma série de fatores como qualidade do produto, consistência, bom atendimento, agilidade, localização, inovação, etc.
No final, só o tempo dirá se as portinhas de café de Curitiba irão perdurar ou seguir o caminho das palheterias e yogurterias. Por enquanto, os amantes do café em Curitiba estão desfrutando de um verdadeiro paraíso do café.