A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deu início a um processo de investigação na última sexta-feira (26) sobre um trote violento que ocorreu fora das dependências do campus da universidade. O incidente, classificado como “chocante e inacreditável” por moradores, aconteceu no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.
Moradores locais, que optaram por manter o anonimato, registraram a cena e descreveram a ação como “literalmente uma tortura”. Segundo testemunhas, os envolvidos “jogaram uma variedade de objetos, ouvíamos tapas, xingamentos… inclusive batiam com animais mortos neles.”
A administração da UFPR está levando o incidente com a maior seriedade, assegurando que, após a investigação, um processo disciplinar será instaurado para responsabilizar devidamente os participantes.
Este caso chama a atenção para a questão persistente dos trotes universitários violentos, um problema que universidades em todo o país têm lutado para erradicar. Enquanto a investigação continua, a comunidade da UFPR espera que este incidente sirva como um forte lembrete da necessidade de respeito e dignidade no tratamento dos colegas estudantes.
Ver essa foto no Instagram