Equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente substituíram 45 mudas de cerejeiras do Japão que foram vandalizadas nesta semana na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua João Negrão e a Praça do Japão, nos bairros Rebouças, Centro e Batel.
As árvores vandalizadas fazem parte do total de 393 mudas de cerejeiras plantadas pela Prefeitura na Avenida Sete de Setembro, entre a Mariano Torres e a Praça do Japão.
De acordo com o responsável pelo plantio das árvores, Roberto Salgueiro, esta é a quarta vez que as cerejeiras do Japão são vandalizadas na Avenida Sete de Setembro, desde o mês de dezembro de 2022.
Antes de irem para as ruas, as árvores são preparadas e cuidadas por quatro anos no Horto Municipal da Barreirinha.
“Pedimos a ajuda da população para mantermos as ruas arborizadas. Este é um caso pontual de vandalismo, só está acontecendo na Avenida Sete de Setembro, não ocorre em outros locais da cidade. No geral, o vandalismo relacionado à arborização viária diminuiu muito”, explicou Roberto Salgueiro.
Quem ver atos de vandalismos, alguém quebrando as mudas de árvores, deve ligar imediatamente para o telefone 156 da Central de Atendimento da Prefeitura ou para o 153 da Guarda Municipal.
“Algumas estavam quebradas há três dias, outras há dois. As árvores estavam perfeitas e foram quebradas, vandalizadas. Pedimos que a população nos ajude a coibir esses atos, caso vejam algo, e tirem fotos se possível”, alertou Salgueiro.
As mudas são plantadas com terra preparada com adubo e demoram cerca de 2 a 3 meses para ficarem bem firmes.
Corredor Verde
O plantio na Avenida Sete de Setembro faz parte dos corredores verdes que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz ao lado das canaletas do transporte coletivo. O mesmo trabalho é feito nas avenidas Marechal Floriano Peixoto, República Argentina, João Gualberto e Paraná, e nas ruas Padre Anchieta e Deputado Heitor Alencar Furtado.