A partir deste sábado (13), Curitiba não conta mais com cobradores em nenhuma das 242 linhas de ônibus da cidade. A retirada desses profissionais foi escalonada nos últimos cinco anos e, agora, todos os passageiros precisam pagar a passagem por meio do cartão-transporte.
Os últimos ônibus que ainda contavam com cobradores eram os interbairros 4, 5 e 6, que passam a ter pagamento exclusivo por cartão.
Além disso, a retirada dos cobradores também trouxe outros benefícios para a cidade. Com menos dinheiro em circulação, os assaltos em ônibus tiveram uma queda significativa nos últimos anos. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, em três anos, na comparação de 2019 com 2022, as ocorrências caíram em 87%.
Segundo a Urbs, essa mudança é resultado da modernização do sistema de transporte, que passou a aceitar pagamentos eletrônicos como cartões, QR Code e aplicativos de celular. Essas opções, além de oferecerem mais praticidade e segurança para os usuários, também ajudaram a diminuir o tempo de embarque e desembarque dos passageiros, tornando as viagens mais rápidas e eficientes.
Vale lembrar que a retirada dos cobradores não significa a extinção dos postos de trabalho no setor. Muitos profissionais foram realocados ou requalificados para assumir outras funções dentro do sistema de transporte, como por exemplo, a supervisão e fiscalização das linhas de ônibus.
Com a modernização do sistema de transporte público e a retirada dos cobradores, Curitiba se destaca como uma cidade que investe em tecnologia para tornar a vida dos seus cidadãos mais prática e segura.