No final da tarde desta sexta-feira, dia 28, uma tragédia aconteceu na região da Praia do Rosa, em Santa Catarina. Um banhista, identificado como um homem de 30 anos, turista de Curitiba, morreu afogado na praia.
De acordo com informações de testemunhas, o homem foi visto submergindo por um grupo de amigos que estavam no local. Imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado e o Saer/SaraSul, equipe especializada em resgates, foi enviada para o local.
A guarnição iniciou as buscas com a aeronave que sobrevoou a área, mas não encontrou o corpo de imediato. Após cerca de 20 minutos de buscas, o banhista foi encontrado pelo operador aerotático boiando na área.
Segundo a equipe de resgate, o corpo do banhista estava submerso há mais de uma hora e foi constatado afogamento grau seis, o que significa que não havia possibilidade de reanimação. O Instituto Médico Legal (IML) foi chamado para ajudar na operação de recolhimento da vítima.
A morte por afogamento é uma das principais causas de morte por acidente no Brasil, principalmente em praias. O respeito às regras de segurança é fundamental para evitar tragédias como essa. É importante lembrar que nadar em locais não autorizados ou sem a supervisão de salva-vidas pode ser extremamente perigoso e levar a consequências graves.