Prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Hissam Hussein Dehaini, decidiu exonerar a sua sogra, Marilene Rôde, do cargo de secretária de Cultura e Turismo. A decisão foi tomada após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) anunciar que está investigando a nomeação de Marilene e de outros parentes do prefeito para cargos na prefeitura.
Marilene havia sido nomeada para o cargo em 13 de abril, dois dias antes do prefeito, de 65 anos, se casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos. O casamento foi formalizado quatro dias após a jovem completar a idade legal para união.
A exoneração de Marilene foi publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (26). A irmã de Marilene, Elisangela Rôde, também foi exonerada do cargo de secretária municipal de Planejamento. Ela é tia da esposa do prefeito.
A nomeação de parentes do prefeito para cargos na prefeitura de Araucária e o casamento com a adolescente de 16 anos geraram repercussão negativa na cidade e nas redes sociais. Outra medida tomada pelo prefeito após o caso vir à tona foi a desfiliação do Cidadania, partido pelo qual ele foi eleito em 2020 com 68,49% dos votos.