O juiz do TJ do Paraná causa polêmica ao afirmar que estado tem nível cultural superior ao Norte e Nordeste
O juiz Mário Helton Jorge, do Tribunal de Justiça do Paraná, gerou controvérsia durante sessão da 2ª Câmara Criminal do tribunal na última quinta-feira ao afirmar que o estado tem “um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc”.
A declaração foi feita enquanto o magistrado criticava a corrupção no estado, fazendo referência à Operação Lava Jato. Após a repercussão negativa, o desembargador divulgou uma nota pedindo desculpas e negando que tivesse a intenção de estabelecer comparações preconceituosas.
A declaração do juiz gerou reações imediatas nas redes sociais, com críticas de políticos, personalidades públicas e internautas, que destacaram a riqueza cultural e diversidade do Norte e Nordeste do país.
Em sua nota de retratação, o desembargador reforçou que sua crítica era dirigida à corrupção no Paraná e que não tinha a intenção de ofender nenhuma região do país. “Lamento profundamente qualquer mal-entendido que tenha causado. Reitero que não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região”, afirmou.
Desembargador do Paraná disse q o estado tem nível cultural superior q norte e nordeste. Esse tipo de atitude xenofóbica é deplorável. Indigna mais por ser um discurso vindo de dentro do judiciário. Que o CNJ tome as devidas providências e q essa discriminação n fique impune. pic.twitter.com/v1u9Iv064S
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) April 15, 2023