O líder religioso Dalai Lama está sendo alvo de críticas após um vídeo polêmico ter viralizado nas redes sociais. No vídeo, que foi transmitido durante um evento público pela Voice of America, o líder religioso aparece dando um beijo no garoto que se aproximou para prestar uma homenagem e pedindo para que ele “chupe sua língua”. O vídeo gerou críticas severas ao Dalai Lama, incluindo acusações de pedofilia.
O fato ocorrido no último sábado (8) tem gerado grande repercussão nas redes sociais, principalmente entre os tibetanos. A atitude do líder religioso tem sido criticada por não fazer parte da cultura tibetana e por ser inadequada para um monge e guru. Muitos internautas questionaram a postura do Dalai Lama, considerando-a desrespeitosa e inapropriada para uma figura pública que inspira tantas pessoas ao redor do mundo.
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), o escritório do Dalai Lama disse que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, acrescentando que “lamenta” o incidente ocorrido.
“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, diz o comunicado.