O diretor do Colégio Estadual Carlos Gomes, em Ubiratã, Claudio Roberto Lopes Zen, compartilhou detalhes sobre o parto inesperado de uma adolescente de 16 anos na última quarta-feira (29) no banheiro da instituição de ensino.
Segundo Claudio, a situação foi muito rápida e ele contou com a ajuda de outras pessoas presentes para realizar o parto, que durou menos de cinco minutos. “Quando deitamos a adolescente no chão, notei que ela estava prestes a dar à luz e percebi que teríamos que ajudá-la”, contou o diretor.
Devido ao fato do parto ter ocorrido em um colégio, todo o procedimento precisou ser improvisado até a chegada dos socorristas do Siate. “Pedimos para alguém buscar uma tesoura e uma linha para cortar o cordão umbilical. Uma das pedagogas trouxe e eu fiz os dois amarrinhos. Pegamos uma toalha de mesa da cozinha para enrolar o bebê. A calma da jovem mãe nos deixou tranquilos”, acrescentou Claudio.
O parto inesperado tem chamado a atenção da mídia local e reforça a importância de estar preparado para lidar com situações de emergência em ambientes públicos. A adolescente e o recém-nascido foram encaminhados a um hospital próximo e estão bem.