Nesta segunda-feira (27), o maior festival de artes cênicas da América Latina, o Festival de Curitiba, se inicia.
O evento, que está em sua 31ª edição, vai até o dia 9 de abril e contará com mais de 350 atrações, entre estreias nacionais, espetáculos premiados, peças internacionais e a volta do Fringe, além de dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performance e gastronomia com o Gastronomix.
Se você ainda não se programou para assistir à alguma peça, dá uma olhada nessas dicas do Stereo Pop. As montagens selecionadas fazem parte da Mostra Lucia Camargo.
Escute no nosso podcast:
– “Intimidade Indecente” – Mariano (Marcos Caruso) e Roberta (Eliane Giardini) formam um casal sessentão desgastado pela mesmice da rotina. O desejo esfriou, o sexo falta e a implicância mútua sobra. Ávidos por novas experiências, entendem que não há mais porque ficar juntos. Acontece que, como num efeito bumerangue, a vida insiste em devolver um ao outro. E é nessas idas e vindas que, aos poucos, os dois descobrem-se os maiores cúmplices. O sentimento, ainda vivo e sólido, faz com que se entendam mais do que com qualquer outra pessoa de fora. Assim, conforme os anos vão passando, resistem cada vez menos à presença do outro em sua vida novamente.
Em Intimidade Indecente, Marcos Caruso e Eliane Giardini atuam como o casal protagonista (Créd. Divulgação)
– “Ficções” (ESGOTADO)- A partir do best-seller Sapiens, do escritor israelense Yuval Harari, o espetáculo fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações… o que foi ou não inventado? Mas, apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou nossa espécie à condição de “donos” do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir. Você está satisfeito?
Vera Holtz estará em Ficções, monólogo premiado dirigido por Rodrigo Portela (Créd. Wesley Cardozo)
– “O Bem Amado Musicado” – Odorico Paraguaçu é candidato a prefeito de Sucupira, uma cidade fictícia do litoral baiano que não tem cemitério e obriga os moradores a enterrar seus mortos em municípios vizinhos, e se elege com o slogan “Vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. Porém, a questão para Odorico é que ninguém morre para que o cemitério seja inaugurado.
Com músicas de Zeca Balero e Newton Moreno e atuação do ator Cassio Scarpin, O Bem-Amado Musicado é uma nova versão do clássico de Dias Gomes (Créd. Ronaldo Gutierrez)
-“Hamlet” – Um grupo de pessoas com síndrome de Down sobe ao palco para compartilhar seus anseios e frustrações por meio de uma versão livre de Hamlet.
A peça é uma trama entre o texto de Shakespeare e a vida dos atores e toma como ponto de partida a questão da existência: Ser ou não ser? O que significa ser para as pessoas que não encontram espaços onde são levadas em consideração? Nas palavras de Chela De Ferrari, diretora e dramaturga da peça: Historicamente, as pessoas com Síndrome de Down têm sido consideradas um fardo, um lixo social. Que valor e sentido tem hoje sua existência em um mundo onde eficiência, capacidade de produção e modelos inatingíveis de consumo e beleza são o paradigma do ser humano?
Hamlet, do grupo peruano Teatro La Plaza, composto por artistas com síndrome de Down, abre a programação (Créd. Teatro La Plaza)
– “Gaslight – Uma Relação Tóxica” – A comédia foi o último trabalho de Jô Soares no teatro e um dos maiores sucessos da história da Broadway.
A peça retrata um casal em conflito, vivido por Jack e Bella. Ele, que no ínicio do casamento se mostrava doce e apaixonado, se revela impaciente e menos cordial após a alegação de que sua mulher sofre de algum desequilíbrio mental. Ela sente que está ficando louca, mas, ao buscar apoio do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, justificando não ter mais forças para lidar com a situação. O texto, que é de 1938, ganhou versão nos cinemas em 1944, e continua popular até hoje, sendo “gaslighting”, derivada do termo Gaslight, original da peça, eleita a palavra de 2022.
Último trabalho dirigido por Jô Soares no teatro, Gaslight – Uma Relação Tóxica é um dos maiores sucessos da história da Broadway
(Créd. Priscila Prade)
Ingressos e outras informações podem ser encontradas no site oficial – www.festivaldecuritiba.com.br – ou na bilheteria física, localizada no Shopping Mueller.
Também confira em vídeo: