O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi convidado a participar do Fórum de Prefeitos de 2023, a ser realizado no dia 26 de abril, em Denver, nos Estados Unidos, com o tema Financiamento para o Crescimento Sustentável das Cidades. O evento ocorrerá em conjunto com a primeira Cúpula das Cidades das Américas, organizada pelo governo norte-americano.
O convite a Greca foi feito pela coordenadora da Rede de Cidades do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Maria Camila Uribe, por videoconferência, nesta segunda-feira (20/3).
“Estamos contentes que o senhor possa estar conosco para poder compartilhar dos avanços de Curitiba, uma cidade admirada pelo trabalho construído ao longo dos anos”, disse a coordenadora da Rede de Cidades do BID.
O Fórum de Prefeitos 2023 se concentrará no fortalecimento da liderança das cidades para atender às necessidades e aos desafios relacionados ao financiamento, acesso ao mercado e planejamento urbano. A reunião abordará questões relacionadas ao planejamento, preparação e financiamento para o desenvolvimento sustentável, tanto no nível público quanto no privado.
Greca participará da primeira sessão temática do evento que irá versar sobre Visão, Planejamento e Financiamento Estratégico de cidades. Ele irá destacar a parceria da capital paranaense com o BID para a inovação na área da mobilidade, com o projeto do Novo Inter 2, e também dos investimentos da Prefeitura em energias renováveis, que têm como marco a Pirâmide Solar do Caximba.
“Nossa Pirâmide Solar será um símbolo que propomos ao Brasil e ao Mundo como iniciativa contra o aquecimento global. Muito nos interessa ampliar financiamentos em projetos e obras de energias renováveis, que representam um grande avanço para as cidades e para a humanidade”, afirmou Greca.
Rede de Cidades do BID
A Rede de Cidades do BID foi criada em 2017 pela Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CSD/HUD) do banco como uma plataforma para cidades da América Latina e do Caribe para facilitar o intercâmbio de conhecimentos e soluções para enfrentar desafios comuns de urbanização. Dada a natureza multissetorial do desenvolvimento urbano, a Rede de Cidades gera oportunidades de diálogo entre as diferentes áreas do BID e as cidades entre os setores público, privado e acadêmico em três linhas de trabalho: Transferência e disseminação do conhecimento; Intercâmbios ao vivo para identificar problemas comuns e suas soluções para capacitação; e Conexões com instituições parceiras para promover o desenvolvimento urbano sustentável