Um morador do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, se deparou com uma aranha em sua residência neste sábado (4) e, ao acionar os bombeiros para retirar o animal, descobriu tratar-se da espécie mais letal do planeta: a aranha-armadeira, dona de uma peçonha neurotóxica que pode causar a morte.
Segundo informações do portal ND+, o animal foi capturado pelos socorristas e levado ao seu habitat natural sem causar nenhum acidente.
Identificada cientificamente como do gênero Phoneutria, a aranha-armadeira ganhou a alcunha por estar constantemente em posição de defesa, com as patas da frente erguidas. Ela é capaz de percorrer 40 centímetros em um único salto e é comumente encontrada em regiões da América do Sul e Central, especialmente em bananeiras.
Catalogada como a mais perigosa do mundo segundo o Instituto Butantan, a aranha possui uma picada dolorosa, e seu veneno afeta o sistema nervoso rapidamente. A depender da quantidade, ele pode causar taquicardia, edema pulmonar e levar o indivíduo a óbito.
De acordo com os bombeiros, essa espécie é achada com regularidade no Alto Vale do Itajaí. Após fazerem a captura do animal, os socorristas deixaram uma série de recomendações em caso de picada:
– Lave o local com água e sabão;
– Procure um serviço médico urgente;
– Mantenha o local da picada elevado;
– Use uma compressa morna para aliviar a dor;
– Se possível, faça foto da aranha para facilitar o processo de identificação;
– Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190)