Se você já pesquisou ou está na área do marketing, já deve ter ouvido falar no termo marketing de influência, certo? Essa tática é muito popular e as empresas que a utilizam têm obtido ótimos resultados com ela. Mas, como colocá-lo em prática em 2023? É isso que vamos contar agora.
De acordo com o Influencer Marketing Brasil, só em 2022, 77% dos internautas brasileiros seguem influenciadores digitais em suas redes sociais. Desse modo, mostrando o quanto essas pessoas são importantes e devem ser consideradas em sua estratégia de negócios. Além disso, pesquisas mostram que 55% das pessoas que seguem um influenciador já compraram algo pela influência, a indicação desses profissionais.
O que é o Marketing de Influência?
O marketing de influência envolve uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes para atingir um público grande e altamente engajado.
O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo conhecidos como influenciadores digitais é criar uma ponte entre sua marca e os públicos que eles influenciam, influenciando positivamente sua estratégia de marketing digital.
Quando essas pessoas já confiam e se identificam com o influenciador e se sentem mais próximas dele, fica mais fácil conquistar novos clientes, criar valor e confiança para sua marca, reter os clientes existentes e influenciar as decisões de compra de públicos específicos.
Por meio dessa identificação do público com os influenciadores, as marcas encontram oportunidades de formar parcerias com eles para usar, mostrar e promover seus produtos e serviços.
Como usar o Marketing de Influência na sua empresa?
Investir no marketing de influência pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. E a principal maneira de colocar isso em prática é fazer uma parceria com um influenciador.
Se o criador de conteúdo for do seu nicho, melhor ainda! Isso garante que o influencer (influenciador) atrairá o público certo para sua marca, aumentando suas vendas e seguidores nas redes sociais. Afinal, qual empresa que não quer isso né?
Outra dica é não se deixar levar apenas pelo número de seguidores do influencer, saber escolher a pessoa certa é essencial. Nem sempre o criador de conteúdo mais seguido será a pessoa perfeita para a sua marca. Leve em conta outras questões, como a localização.
É preciso perguntar quais cidades que o influencer mais se comunica. Isso porque quando se trata de empresas menores, a estratégia pode trazer uma alta demanda que nem sempre a empresa está preparada.
A influência também vêm de você
Se você quer vender mais com uma parceria, você precisa também continuar o trabalho do influenciador. Oferecendo um conteúdo nas suas redes que complementa aquilo que está sendo divulgado pelo criador de conteúdo, para poder continuar essa conversa com os consumidores. Assim, não quebrando a “magia” daquilo que o influenciador falou sobre a sua marca no perfil dele.
Por fim, o marketing de influência oferece uma oportunidade sólida de conquistar mais clientes, mas é preciso ser cauteloso ao escolher o influenciador, observando se ele faz parte do seu nicho e se ele está em contato com o público que você deseja atrair. Além disso, a marca também deve continuar o trabalho do influenciador, oferecendo conteúdo em suas redes sociais.