Um golfinho-nariz-de-garrafa foi encontrado encalhado na Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, neste domingo (25). Infelizmente, apesar do esforço de uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), em conjunto com a Marinha do Brasil, o animal não resistiu e acabou morrendo durante o transporte para a área do late Clube.
Turistas que estavam na região avistaram o golfinho em longos períodos na superfície, seguindo as embarcações, o que motivou o chamado à equipe técnica. Ao chegar ao local, os especialistas perceberam que o animal estava encalhado em áreas rasas de manguezais, apresentando alterações no comportamento e frequência respiratória.
Uma equipe complementar multidisciplinar também foi acionada para prestar atendimento ao golfinho e resgatá-lo do local. No entanto, os especialistas identificaram que o animal estava muito magro e com diversas doenças de pele, o que indicava um quadro de debilidade crônica.
Após a morte do golfinho, a equipe transportou sua carcaça para o Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de saúde da fauna. É importante ressaltar que encalhes de animais marinhos são comuns na região, especialmente durante a época de reprodução. A equipe de monitoramento continua trabalhando para garantir a preservação da vida marinha na Baía de Guaratuba e em toda a costa brasileira.