Para aqueles que apreciam um momento de lazer cercado por paisagens naturais, uma boa notícia: nos arredores de Curitiba, há várias trilhas esperando para serem exploradas. Seja para caminhadas leves ou escaladas mais desafiadoras, há opções para todos os gostos e níveis de condicionamento físico.
O Morro do Anhangava, por exemplo, é uma das preferidas entre os montanhistas da região. Com uma subida que exige esforço médio de até 2h, possui vias e trilhas adequadas para iniciantes e é uma das opções mais próximas para os curitibanos, com acesso na base em Quatro Barras, no IAP.
Outra opção é o Morro do Canal, localizado em Piraquara. Com uma trilha relativamente fácil e bem sinalizada, é possível chegar ao cume em cerca de duas horas. No entanto, alguns trechos íngremes exigem equipamento específico, como correntes, cordas ou grampos. De cima, é possível ver toda a represa de Piraquara e a cidade de Curitiba. Próximo ao Morro do Canal, estão também o Morro do Vigia e a Pedra Amarela, duas opções mais desafiadoras para quem já tem mais experiência e bom condicionamento físico.
Para os que buscam a beleza de cachoeiras, o Salto dos Macacos é uma excelente opção. Com tobogãs naturais e uma cachoeira de 70 metros de altura, é considerado um dos atrativos mais bonitos da Serra do Mar. No entanto, recomenda-se o apoio de guias experientes para subir até lá.
Por fim, o Morro Pão de Ló, localizado em Quatro Barras, dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca, é uma opção de fácil acesso para os moradores de Curitiba. Com um grau de dificuldade fácil e médio, a trilha leva ao topo do morro, com vista para Curitiba e região, além das montanhas do conjunto Marumbi e Pico Paraná.
É importante lembrar que, durante as trilhas, é fundamental ter consciência ecológica e não deixar lixo na natureza, levando embora tudo o que for levado consigo. Além disso, é importante estar equipado com roupas e calçados adequados, itens básicos de segurança, como lanterna, pilhas, apito e agasalhos, e se informar sobre o trajeto e as condições climáticas. Aventure-se, mas sempre com segurança e responsabilidade!