A apresentadora Sonia Abrão, do programa A Tarde É Sua, se posicionou contra as críticas recebidas por Rafaella Santos, irmã do jogador Neymar, após aparecer em um carro alegórico do Salgueiro durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Rafaella foi alvo de ataques em relação ao seu corpo e aos supostos excessos de retoques na imagem publicada em suas redes sociais.
Embora Sonia Abrão discorde do exagero em procedimentos estéticos, ela classificou como injusto o julgamento sobre corpos femininos enraizado no comportamento machista da sociedade. Em suas palavras: “Isso deve ter sido fotografia de imprensa, e eles batem 300, não há tempo para parar ali e escolher a melhor para a pessoa. A primeira que caiu na mão foi publicada e aí sobrou para ela, mas injustamente”.
O posicionamento da apresentadora tem gerado repercussão nas redes sociais, com muitos usuários concordando com sua crítica à cultura machista de julgamento dos corpos femininos. Alguns, porém, ainda defendem a possibilidade de críticas em relação a supostos excessos em procedimentos estéticos.
Vale ressaltar que a exposição dos corpos femininos em eventos como o Carnaval e a pressão para se adequarem a padrões estéticos muitas vezes inatingíveis têm sido alvo de debates cada vez mais frequentes na sociedade. A atitude de Sonia Abrão em defender Rafaella Santos pode ser vista como uma contribuição importante para a luta contra a cultura do body shaming e para a promoção da aceitação do corpo em todas as suas formas.