Como todo ano, o programa mais comentado nas redes sociais é o reality show BBB (Big Brother Brasil). No entanto, além de promover entretenimento, o programa também nos ensina valiosas lições de marketing.
Toda essa atenção ao programa é resultado de um trabalho interessante e ousado da própria emissora, patrocinadores e participantes, famosos e anônimos. Mesmo empresas não relacionadas ao programa podem aproveitar a onda e ganhar popularidade por meio de reality shows.
Gostou desse tema e quer entender melhor essa relação entre o marketing e o BBB? Se a resposta for sim, então este artigo é para você. Veja abaixo algumas lições de marketing que ele ensina.
- Storytelling: anúncios das marcas no reality
O termo storytelling se refere a “Story” (do inglês) que significa história e “telling” (do inglês), contar. A palavra significa a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível. E isso o BBB faz muito bem!
Um exemplo disso, são as provas do líder, em que os momentos de anúncios das marcas são feitos contando histórias. No ano passado, por exemplo, a Fiat patrocinou uma das provas para divulgar o SUV Pulse, que era um novo carro da marca na época. Na prova, os brothers precisavam construir uma estrada da casa do BBB até a “fábrica” do novo carro.
- Marketing de influência como aliado
Com a abertura do BBB para influenciadores, os números de audiência subiram. Afinal, estamos na era da influência. (Mas, esse é assunto para a próxima coluna, fique ligado).
O esquema pipoca (com anônimos) e camarote (com famosos) tem funcionado desde que foi implementado. Por isso, investir nesse mercado de influenciadores digitais é uma boa ideia. Uma dica é trazer um(a) blogueiro(a) da sua cidade para fazer uma parceria, que pode aumentar suas vendas e fazer com que os seus seguidores aumentem nas redes sociais.
Outro ponto para ser levado em consideração, é se as suas parcerias estão alinhadas com o que a empresa acredita e o seu nicho. Se estiverem dentro da mesma área, a chance de engajamento do público é maior.
- Antecipação: pensar nos eventos que estão previstos
O pensamento de médio a longo prazo é essencial para executar uma boa estratégia de comunicação, inclusive nas redes sociais. Tudo bem ver novas tendências e oportunidades pelo caminho, mas existem algumas datas e eventos que podem ser previstos.
Um exemplo disso é a ex-BBB Manu Gavassi, que participou da edição de 2020, planejou com antecedência o conteúdo para uso durante o programa. Os tópicos dessas postagens são eventos que podem ter sido previstos: o paredão, provas do líder, anjos, eliminação… que trouxeram muito engajamento para suas redes sociais.
Como já deu para entender, o BBB oferece dicas valiosas para a área do Marketing, como storytelling, marketing de influência e antecipação.