Entre as medidas de mitigação das mudanças climáticas, que têm causado alteração no regime de chuvas em diversas partes do planeta, a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba vem adotando soluções baseadas na natureza. Um exemplo é o trabalho de limpeza, desassoreamento e ampliação do canal no lago do Parque Náutico do Iguaçu, no Boqueirão.
De acordo com o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria, Jean Brasil, foram limpos 77 mil metros quadrados, com a retirada de aguapés (plantas aquáticas que ficam na superfície da água) e também de plantas que ficam enraizadas no fundo do lago. Para isso, as equipes utilizaram um hidrotrator e uma escavadeira adaptada.
“São medidas ambientais e preventivas importantes e que se somam ao que já fazemos rotineiramente para aumentar a capacidade dos nossos lagos e áreas verdes de conter a água das chuvas e evitar alagamentos”, reforça o superintendente.
Fazem parte dos trabalhos rotineiros a dragagem dos mais importantes lagos de unidades de conservação, localizados nos parques São Lourenço e Barigui; além da retirada dos aguapés, que acontece também periodicamente em espaços como os parques Tingui e Cambuí.
Política ambiental e o clima
Brasil lembra que a política ambiental da cidade já favorece a permeabilidade do solo e, consequentemente, o escoamento rápido da água que venha a acumular com grandes volumes de chuva em pouco tempo. “Temos 60 metros quadrados de área verde por habitante, graças aos esforços de preservar áreas verdes públicas e privadas em Curitiba”, justifica.
Curitiba conta com 45 parques e bosques implantados, um jardim botânico e mais de mil praças, eixos de animação e jardinetes, que cumprem suas funções de mitigação de acordo com seu tamanho e capacidade. Uma nova área verde está em obras no bairro Campo de Santana, mesma região em que foi entregue o Pinhal de Santana, em novembro do ano passado.
Mais ações e programas ambientais
A garantia de áreas verdes soma-se ao plantio de árvores do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e à gestão de resíduos sólidos da cidade, que já tem tradição na reciclagem e amplia suas ações de compostagem comunitária com o Programa Municipal de Compostagem. Além do trabalho de Educação Ambiental e preservação dos rios da cidade com o Amigo dos Rios. Apenas a equipe do Amigo dos Rios, vinculada ao Departamento de Limpeza Pública, recolhe cerca de 290 toneladas por mês.
Curitiba contra as cheias
No âmbito da Secretaria de Obras Públicas, pelo Departamento de Pontes e Drenagem, a Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, que consiste em obras de macrodrenagem que aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações. Desde 2017 foram concluídas 29 grandes obras de macrodrenagem e outras 5 estão em andamento.
Conheça as ações do programa