Curitiba registrou diversos pontos de alagamento nesta quarta-feira (18) após fortes chuvas. Os estragos ocorreram em várias regiões da cidade.
Cada vez mais fortes e intensas por causa das mudanças climáticas do planeta, as chuvas de verão colocam as cidades em alerta constante para o risco de inundações. Frente a esse desafio global com impacto imediato na vida urbana local, a Prefeitura de Curitiba trabalha constantemente para prevenir enchentes.
Com o Programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio do Departamento de Pontes e Drenagem, Curitiba amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços, obras e manutenções de macrodrenagem por toda a cidade.
Além das ações do poder público municipal, é essencial que a população faça sua parte, e não descarte entulhos e outros resíduos em rios e córregos, o que causa o assoreamento dessas áreas. Por mês, 290 toneladas de entulho e lixo são recolhidos pelas equipes Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) nos rios e córregos da cidade.
“Estamos trabalhando para evitar os efeitos das chuvas, cada vez piores por causa do aquecimento global. Estamos preparando Curitiba para o futuro, fazendo uma cidade cada vez mais resiliente”, afirma o prefeito Rafael Greca.
Que chuva forte caindo em Curitiba.. nesse exato momento 🤦♀️ pic.twitter.com/SqR3fw8ofP
— glauvascon (@glauvascon) January 18, 2023
nem 5min de chuva e a rua aqui de casa ficou assim, alô @Curitiba_PMC 😐 pic.twitter.com/PB2HQfwC5Y
— Logan (@draglogan) January 18, 2023