O celular nos dias atuais é a base para diversas atividades. Utilizamos o aparelho para fazer compras, para nos divertir em plataformas como a 22Bet e hoje, com as carteiras virtuais, é possível ter cartões de crédito e débito dentro dos dispositivos, ou seja, não é mais preciso andar com a carteira, apenas com o celular.
Sendo assim e também pelo preço cada vez mais alto dos aparelhos, o que se espera é que eles tenham uma vida útil longa mas, para isso alguns cuidados precisam ser tomados, até porque, o que parece é que cada vez mais, os aparelhos estão na verdade ficando mais frágeis.
Como extender a vida útil de um aparelho celular
Bateria
A bateria muitas vezes se torna uma vilã quando se trata dos aparelhos, principalmente os mais antigos. Quando a bateria começa a falhar, o dispositivo também começa a ficar obsoleto no sentido do item físico mas não da necessidade do usuário.
Um celular que não consegue durar o suficiente pode trazer muitos problemas, já que, como dito acima, a maioria das coisas são feitas através dos aparelhos nos dias de hoje. Não poder ligar para alguém, acessar o e-mail, enviar uma mensagem ou até mesmo utilizar o GPS podem trazer muito estresse, então, a verificação da bateria deve estar entre as prioridades dos usuários no momento de comprar um celular.
Além de comprar um aparelho de boa qualidade e que possua uma boa bateria, é preciso cuidar da mesma para que ela consiga ter uma vida extensa.
Apesar do que muitas pessoas pensam, não é bom deixar a bateria carregar até 100%, o mesmo em relação ao lado oposto, não é bom deixar a bateria descarregar 100%, chegando ao 0.
O ideal sempre é conseguir deixar o aparelho carregando até 90-95% e depois retirar o mesmo da tomada e, colocar o dispositivo para carregar antes que ele descarregue completamente.
Tombos e quedas
Pode parecer óbvio mas muitas vezes não nos atentamos ao quanto os celulares caem, de grandes e pequenas alturas.
Ao cair, o aparelho pode começar a se danificar, mesmo que não seja algo visto no momento. Então, o cuidado com o aparelho e utilizar itens de proteção são mais do que necessários.
As capas e telas são um ponto importante e, é preciso também escolher itens de boa qualidade, já que muitas telas são tão frágeis que podem chegar até mesmo a aumentar o perigo.
Alguns outros acessórios também começaram a ser comercializados, como as cordinhas ou os pop socket, que são os grandes "botões" acoplados na parte de trás do celular que ajudam com que seja mais fácil segurar os aparelhos e evitam quedas.
Poeira
Esse é outro ponto que poucas pessoas percebem. Os celulares estão diariamente sendo expostos a poeira e, é preciso prestar atenção para que isso não danifique o aparelho.
A maioria dos dispositivos possuem filtros em algumas das suas entradas, mas ainda sim, fazer uma limpeza constante pode ajudar no acúmulo de poeira e evitar maiores problemas, até por que, a poeira pode até mesmo corroer partes importantes do aparelho.
Mas, antes de fazer uma limpeza em casa, é melhor entender bem o que está sendo feito ou buscar um profissional adequado. Os celulares são equipamentos sensíveis e ao tentar limpar o aparelho em casa pode acontecer do usuário acabar empurrando a poeira ainda mais para dentro do dispositivo.
Um bom celular pode levar até 5 anos, mas durante esse tempo alguns reparos podem precisar ser feitos. As manutenções não precisam assustar, afinal de contas, é normal que equipamentos eletrônicos precisem dessa manutenção de tempos em tempos.