As ações podem começar antes mesmo da sexta-feira chegar
Como todo ano, no mês de novembro, os clientes ficam animados com as promoções da conhecida Black Friday. Este é um momento oportuno não só para o varejo, mas também para as empresas que prestam serviços de todos os tipos. Mas, como aproveitar esta época e competir com as grandes empresas? É sobre isso que iremos tratar.
Antecipação
A primeira ação para ter mais sucesso nas vendas, é entender que a Black Friday não começa na sexta-feira. Muito pelo contrário, ela pode começar em qualquer data do mês de novembro. Uma estratégia de algumas empresas é antecipar suas promoções para a quinta-feira, enviando elas pelo e-mail marketing. Assim, o email que talvez iria ficar no meio da multidão de mensagens na caixa de entrada dos clientes, pode ter mais destaque.
Deixar para depois
Outra tática é ao invés de antecipar, é fazer promoções depois do dia 25 de novembro. Desse modo, aqueles que não tiveram tempo para conferir as ofertas no dia, podem acessar e comprar os produtos oferecidos. Além disso, esse plano pode ter mais destaque justamente pelo mesmo motivo da Black Friday antecipada, o e-mail marketing vai competir menos com outras empresas.
Escolha bem os produtos
Colocar produtos em promoção que seriam facilmente vendidos no dia-a-dia talvez não seja uma boa ideia. Pensando no lucro, o segredo é abaixar o preço de serviços, produtos que não costumam sair com tanta frequência.
Ofereça bons descontos
Apenas 5% de desconto não te fará participar de uma Black Friday ativamente. Os consumidores estão procurando por grandes descontos e a concorrência é grande. A ideia da data é justamente gerar lucro pela quantidade de produtos vendidos, não apenas pelo preço em si.
Mas, cuidado, pois muitas empresas nos últimos anos já caíram no engano de fazer uma falsa promoção, reduzindo o preço e depois aumentando. Assim, para na Black Friday, oferecer um desconto e “maquiar o desconto”. Além de ser antiético, o Procon pode oferecer uma notificação após denúncia.
Mantenha sua clientela feliz
Além de conquistar novos clientes, é necessário manter os laços fortes com a clientela atual. Uma ideia para esta época é oferecer descontos diferenciados para quem já é cliente, trazendo uma sensação de exclusividade. Afinal, sempre queremos mais aquilo que poucos podem ter.
Atualize seu site com pop-ups
Empresas precisam de anúncios, e porque não pop-ups? São aquelas pequenas janelas que abrem quando abrimos um site. Sei que parece chato às vezes, mas isso pode conquistar mais clientes. Afinal, se o internauta já acessou o seu site, porque não “dar uma olhada” nas ofertas mais quentes que estão bem na sua frente. E ah, não esqueça de deixar o botão para fechar o pop-up bem grande e visível, para não incomodar quando o usuário for fechar o anúncio.
Use as redes sociais ao seu favor
Como toda data especial, as redes sociais devem acompanhar a onda. Uma dica é não apenas criar artes e publicar as promoções dos serviços e/ou produtos ofertados, mas criar um canal de comunicação efetivo nesse momento. Desse modo, com lives, perguntas e respostas, antes mesmo da Black Friday chegar, você já vai saber o que os clientes do seu nicho esperam e o que procuram.
Esteja preparado
A melhor dica para este tipo de ocasião é estar preparado. Não adianta ter produtos em promoção sem estoque dos mesmos. Ou ainda, não ter um time de atendimento ao cliente (SAC) alinhado. Preparando a equipe e fazendo um bom planejamento, a Black Friday pode ser um sucesso.
Fernando Castellon
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